“O Burro Tobias” é o título do primeiro conto de Natal do casal Joana Silva e Ricardo Martins, integrado numa trilogia que pretende reviver a magia desta quadra e dar a conhecer aos mais novos três figuras do presépio que normalmente são esquecidas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Lançado durante as comemorações natalícias da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, o livro conta as aventuras de um simpático e bonacheirão burro que fez de tudo para deixar a sua a marca no mundo e que para isso tentou ser bailarino de sapateado e até uma estrela rock. Contudo, nada disso resultou e Tobias acabou por chegar à conclusão de que poderia usar as suas características e capacidades para ajudar os outros e tornar-se assim num herói.
A obra conta com um código QR disponível na contracapa, que dá acesso à versão áudio musicada do conto e às músicas originais, que fazem parte da banda sonora do livro. A música é da autoria de Ricardo Martins e as letras das canções foram escritas por Joana Silva. “Uma das canções é a adaptação de uma música de Natal espanhola”, revela a alcobacense, que é também a autora dos textos do livro. Já as ilustrações são de Carla Pinto. “Sempre gostei muito de escrever e de vivenciar o espírito desta quadra”, acrescenta Joana Silva, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“A Manjedoura Treme Treme”, que tem medo do escuro, e “A Estrela Cintilante” que só queria ser o centro das atenções, mas que percebeu que por vezes ajudar os outros é o caminho certo, são as personagens que estarão em destaque nos próximos volumes da trilogia. Os livros serão editados este ano e apresentados durante a próxima quadra natalícia.
“Com um caráter didático-pedagógico, estes contos de Natal pretendem transmitir às crianças do 1.º ciclo de escolaridade uma mensagem relacionada com valores como a amizade, a paz, a bondade, a entreajuda, a perseverança e, sobretudo, o amor”, destaca a coautora.
Licenciada em Comunicação Social e a trabalhar atualmente no setor do turismo, Joana Silva tem-se dedicado nos últimos anos à escrita e também à música que é um dos seus hobbies.
Já Ricardo Martins, natural da Marinha Grande, é guitarrista e conta com uma experiência no ensino artístico de cerca de 15 anos. O músico está a preparar o lançamento de um EP que reúne instrumentos como o cavaquinho, o bandolim e o violão.