Sábado, Janeiro 28, 2023
Sábado, Janeiro 28, 2023

Grupo de ação costeira junta 38 entidades para criar estratégia para o Oeste

Data:

Partilhar artigo:

São 38 as entidades, dos setores público, privado e social, da região Oeste, que integram o Grupo de Ação Local Oeste Costeiro, formalizado na passada sexta-feira, em Óbidos, no âmbito de um protocolo de parceria para a implementação e monitorização da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) de base comunitária da zona litoral dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras. O principal objetivo é gerir as verbas comunitárias para o desenvolvimento das comunidades piscatórias até 2027, no âmbito do Programa Operacional MAR 2030, recentemente aprovado pela Comissão Europeia.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O novo grupo – gerido pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) – vem substituir o Grupo de Ação Local (GAL) Pescas Oeste, que está em fase de encerramento com a conclusão de projetos financiados no âmbito do programa operacional Mar 2020, sendo responsável pela estratégia de desenvolvimento local do território que abrange Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

De acordo com o texto do protocolo, as entidades signatárias “acordam colaborar na implementação do Grupo de Ação Local Costeiro do Oeste e da sua Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, comprometendo-se a implementar as ações que delas dependem diretamente e colaborar com empenho na implementação das ações que dependem da sua participação como parceiros”.

Os parceiros aprovaram, por unanimidade, a EDL que estará na base do GAL Oeste Costeiro, alicerçada nos eixos da Economia e Inovação Azul; Biodiversidade, Tradições e Cultura Marítima; e Qualificação e Literacia Marítima.

Região de Cister - Assine já!

Para o presidente da ADEPE, “este é um caminho de diálogo”, no qual “a vontade conjunta dos parceiros é criar um espaço de inclusão em toda a região Oeste Costeira”, reforçando a importância do trabalho conjunto na criação da estratégia para a zona costeira, integrada na Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM). Lourinhã e Torres Vedras aderiram recentemente à parceria, passando a abranger todos os concelhos costeiros da OesteCIM.

“O GAL não se circunscreve à pesca mas não secundariza a pesca. Esta indústria é um fator identitário da região, que substancia outras dimensões, como o turismo, a cultura e questões sociais”, referiu Joaquim Pequicho.

Foi igualmente aprovada por unanimidade a criação do futuro órgão de gestão da EDL, que será composto pela ADEPE – enquanto entidade gestora –, pela Agência EcoCoast e pela Associação Leader Oeste.

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Acidente com trator agrícola provocou um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um ferido grave foi o resultado de um acidente com um trator agrícola, ocorrido na tarde desta quarta-feira,...

Ricardo Esgaio e Stephen Eustáquio disputam conquista da Taça da Liga de futebol

Os futebolistas nazarenos Ricardo Esgaio, com as cores do Sporting, e Stephen Eustáquio, com o símbolo do FC...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!