A leiriense Inês Fonseca lançou recentemente uma marca de vestuário sustentável, a que deu o nome de Pandã, que pretende valorizar a Chita de Alcobaça.
A marca tem como objetivo “brincar com as roupas de forma criativa e inclusiva”, no qual as “peças continuam a ter como prioridade o bom design, qualidade, sustentabilidade e o trabalho ético, nacional e manual”, refere a jovem, de 29 anos, que já tinha lançado a própria marca, em 2020, quando estava a viver na Alemanha. “Desta vez, com peças de construção mais simples (do que os casacos em que me focava mais anteriormente), tendo introduzido opções como camisas, tops, calças, saias e vestidos para o dia-a-dia”, acrescenta a designer de moda.
No catálogo, destacam-se “os tecidos folclóricos de chita de Alcobaça, utilizados em toalhas e cortinas”, e que fazem com que as pessoas “pareçam bonecas da vida real”. As peças podem ser adquiridas via online e também em algumas lojas de Lisboa, sendo que os preços podem variar entre os 50 e os 90 euros, dependendo da peça que quiser para fazer um autêntico… Pandã.