A Acordo está empenhada em apostar nas energias renováveis, através da instalação de painéis fotovoltaicos, e na mobilidade elétrica, através da instalação de carregadores elétricos. A empresa de eletricidade adquiriu, no início do mês de fevereiro, nove veículos elétricos e está a instalar painéis fotovoltaicos na sede do grupo AMC, em Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Decidimos começar a investir na eficiência energética dentro do Grupo , com vista à aquisição de veículos elétricos e híbridos e à instalação de painéis fotovoltaicos para fazer face às despesas anuais de eletricidade”, explica Renato Jácome ao REGIÃO DE CISTER.
A frota automóvel da empresa foi, assim, reforçada com nove carros elétricos. “Só esta medida vai permitir poupar cerca de 50 mil euros na fatura anual dos combustíveis fósseis e manutenção de veículos“, prevê o empresário, que desde 2020 gere o negócio com a mulher, Anabela Rodrigues, depois de ter adquirido a totalidade do capital social da empresa.
Com a compra dos veículos elétricos, a frota automóvel da empresa – que já conta com cerca de 50 veículos – passa a ter uma componente elétrica na ordem dos 20%. “A tendência é que essa percentagem vá aumentando”, acrescenta.
Em simultâneo, estão a ser instalados painéis fotovoltaicos, com uma potência total de 30 kw/p, nas instalações da empresa, permitindo poupar cerca de 16 mil euros nas contas anuais. “A energia que gastamos em média num ano vai passar a ser gerada através destes painéis fotovoltaicos”, resume Renato Jácome, prevendo que no prazo de dois anos tenha recuperado o investimento.
Face a estas novas apostas, a empresa passou também a ser agente nacional exclusiva da Evus Energy, multinacional espanhola, aumentando o leque de serviços, tanto na revenda, como na instalação de carregadores de veículos elétricos.
A esse propósito, na passada sexta-feira, foi divulgada e feita a apresentação dos novos produtos no hotel Real Abadia para cerca de 40 técnicos (funcionários e convidados). Foi feito, entretanto, também um protocolo com a Liga dos Bombeiros Portugueses, no qual a Acordo ficou responsável pela instalação dos paneis fotovoltaicos nos distritos de Leiria, Santarém e Portalegre.
A Acordo, que dá trabalho a 120 colaboradores, faturou no ano passado qualquer coisa como 9,5 milhões de euros. Este ano, o volume de negócios deverá ultrapassar os 10 milhões de euros, à boleia desta nova aposta, que o empresário prevê “render” mais meio milhão de euros. Este ano, a Acordo assinala quatro décadas de atividade, que serão assinaladas com pompa e circunstância.