Os alunos do 7.º A da Escola Básica 2/3 D. Pedro I, em Alcobaça, dinamizaram, na passada sexta-feira, uma iniciativa solidária para assinalar um ano de guerra na Ucrânia e, como tal, decidiram (voltar a) demonstrar a sua solidariedade para com o povo ucraniano.
Nesse sentido, e no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os estudantes daquele estabelecimento de ensino desenharam um mural com a bandeira da Ucrânia, “construído” com cartões que foram previamente disponibilizados a alunos, professores e funcionários da escola para que cada um deles escrevesse o seu nome.
Concluída essa tarefa individual, os mesmos cartões foram depois afixados no placard, em cores de amarelo e azul, formando, dessa forma, a bandeira da Ucrânia.
Além dessas atividades, foi também realizada uma outra, e que consistiu na construção de uma faixa onde estava escrita a palavra “Paz”, sempre com as cores referentes à bandeira ucraniana.
Através deste conjunto de iniciativas, os alunos do 7.º A da Escola Básica 2/3 D. Pedro I deram mais uma prova de solidariedade para com o povo ucraniano, transmitindo mensagens de esperança e de apoio a um povo que tanto tem sofrido ao longo dos últimos meses, após a invasão russa.
Os professores André Baptista e Ana Magalhães foram os coordenadores deste projeto solidário.