Tiago Santos (Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola) iniciou a temporada 2023 da melhor forma, ao conquistar a segunda prova da Taça de Portugal de esperanças (Zona B), que decorreu no passado domingo, na Sertã. Isto já depois de ter sido o melhor júnior na primeira prova, disputada no dia anterior, em Vila Velha de Rodão.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na corrida do passado domingo, Tiago Santos soube gerir o percurso de 93,4 quilómetros, deixando para trás todo o pelotão de juniores, mas também o de sub-23, e cortando a meta em 2h33m49s, menos dois segundos do que os quatro elementos que o seguiam na frente da corrida.
Com este resultado, e depois de ter sido o melhor júnior na primeira prova da Taça de Portugal, realizada no dia anterior – e em que ficou em 8.º da classificação absoluta, com o tempo de 2h18m42s –, o barriense, vencedor da Volta a Portugal de cadetes (2021), assumiu a liderança da classificação geral de juniores.
No ranking do escalão, Tiago Santos é perseguido pelo amigo e colega de equipa, Dinis Moura, que logrou alcançar o 15.º posto da geral, o que lhe permitiu ser 2.º classificado no escalão de juniores na prova de domingo. Dinis Moura, refira-se, superou a posição do dia anterior, onde foi o 3.º melhor júnior e o 29.º da geral.
A Taça de Portugal de esperanças juntou corredores juniores e sub-23 no mesmo pelotão, sendo que Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) lidera, com 125 pontos, tantos quantos os de Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol). O terceiro do ranking é Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras), com 75 pontos.
As próximas duas provas da Taça de Portugal de esperanças são referentes à Zona A (região Norte), e vão disputar-se nos próximos dias 6 e 7 de maio.
A Taça de Portugal de esperanças marca a primeira prova da época para a formação do Alcobaça Clube de Ciclismo, que vai apresentar oficialmente o plantel para a presente temporada no próximo domingo, com um dia repleto de atividades na sede do clube, em Cabeço de Deus, em Évora de Alcobaça. A apresentação juntará patrocinadores, sócios e demais simpatizantes do emblema que na última época somou vários pódios em provas regionais, mas também nacionais. Que o diga Tiago Santos.