“Em relevo” é o título da exposição da autoria de Rute Dias, que pode ser visitada até ao final de maio no Posto de Turismo de Porto de Mós.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Inaugurada na passada terça-feira, a mostra dá a conhecer uma seleção de peças desenvolvidas em grés, entre o ano passado e este ano, que exploram diferentes abordagens do relevo. São apresentadas taças, azulejos, jarras e figurado, com motivos florais, em modelação ou que têm como base de construção da própria peça.
“Essas abordagens diferenciam-se através de tema, forma, movimento e padrão. Algumas peças em relevo são descontextualizadas e transformadas em outros objetos, outras inclusivamente misturam-se com outros materiais”, sublinha a artista a residir em Alvados, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Através do volume que atribui às formas, Rute Dias pretende “acrescentar às peças valor estético” e “criar formas de nos relacionarmos com as mesmas, algo que acontece pelo “relevo harmonioso, geométrico em alguns casos e orgânico noutros”.
Por ser a única peça figurativa e por, do ponto de vista técnico e de modelação, ter representado “um desafio” para a ceramista, “Sereia” é um dos destaques desta exposição. “Destaco também as jarras. O grés mistura-se com fios naturais, com os quais obtêm as suas formas e relevos finais, sendo que o grés é o “esqueleto” da peça e os fios são aplicados no mesmo, alterando o seu relevo inicial”, explica a artista plástica.
Licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa, Rute Dias trocou, há cerca de três anos, a capital pela aldeia da Serra de Aire para desenvolver o seu projeto ligado à cerâmica, denominado Barrolaria. Além de uma maior qualidade de vida, a ceramista ganhou com a mudança para Alvados uma nova fonte de inspiração graças à proximidade com a natureza e o meio rural.
Os lugares e os países que já visitou, assim como as diferentes culturas com que contactou ao longo da sua vida, têm também influência nas suas peças de cerâmica de autor, na azulejaria em relevo, nas esculturas e peças decorativas. Através de diferentes cores, formas, materiais, temas e vivências, a escultora procura transmitir nas suas obras uma “viagem multicultural”.
Ao longo da sua carreira artística, Rute Dias tem vindo a expor a sua arte em vários espaços culturais de Lisboa e da região. No ano passado, participou na exposição “Lugares da Imaginação”, inaugurada no Castelo de Porto de Mós, em maio.
A partir do dia 15 do próximo mês, a artista vai expor algumas das suas obras na Galeria Salute Per Arte, localizada na cidade do Porto.