Sexta-feira, Março 31, 2023
Sexta-feira, Março 31, 2023

Jovens criam Festival da Terra na Lagoa de Pataias

Data:

Partilhar artigo:

Estudaram juntos, partilham a mesma filosofia de vida, trabalham por conta própria e abraçaram a enorme tarefa de organizar o Festival da Terra na Lagoa de Pataias, um evento que vai decorrer de 16 a 18 de junho.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Joana Manecas, Nelson Cardeira, Inês Prata, todos de Pataias, e Joana Pinto, da Marinha Grande, são os mentores do festival, que tem o carimbo e o apoio da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
A primeira edição do certame é subordinada ao lema “Mindfulness, sustentabilidade, comunidade”, numa lógica de reunir iniciativas que respeitem aquele que é o habitat de centenas de espécies. “Nasce de um sonho partilhado por um grupo de amigos, de nos religarmos à nossa essência e à mãe natureza e de (re)construirmos comunidades mais sustentáveis e resilientes”, conta a equipa coordenadora ao REGIÃO DE CISTER.

O programa é variado. Prevê exposições e arte, yoga e caminhadas, bem como concertos, palestras, workshops, ateliês para adultos e crianças, terapias e comida saudável. O evento, que se destina a todas as idades, é pioneiro e é encarado pelo grupo como uma forma de tornar terapias mais acessíveis à população, ao mesmo tempo que é visto como elemento potenciador do turismo da região Centro. “As pessoas de Leiria, por exemplo, não conhecem a Lagoa de Pataias”, nota Joana Pinto.

“É um encontro vital na comunidade, com espaços de calma, partilha, reflexão e aprendizagem”, convidam os promotores, que se sentiram motivados a uma maior aproximação à comunidade onde residem. “Reavivar as relações de vizinhança e despertar para um modo de viver mais consciente e harmonioso” são também as metas dos jovens organizadores.

Região de Cister - Assine já!

O grupo quer conciliar o uso e fruição do espaço com o respeito pela Lagoa. “Pode haver aproximação à natureza sem a violar”, salienta Inês Prata. “A ideia é minimizar o impacto da nossa presença”, acrescenta Joana Manecas.

Do lado do poder local, a resposta foi fácil. “A Junta mantém a política de apoiar e co-organizar quase todas as iniciativas” que são apresentadas, refere Dário Moleiro, do executivo da UFPM. Exemplos disso são o Campeonato de Surf e o Torneio de Futebol de Praia em Paredes da Vitória. “Consideramos o conceito muito interessante e estamos a coorganizar este grande evento num espaço de excelência da nossa União de Freguesias. Podemos dizer que juntamos o útil ao agradável. Serão três dias de muita diversidade de atividades”, antevê o autarca, que não poupa elogios ao empreendedorismo dos jovens.

A Lagoa de Pataias integra uma sucessão de zonas húmidas que marcam o litoral português e está situada num eixo migratório de aves aquáticas.

 

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Adolescentes mais ansiosos

As recentes conclusões do estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde dão conta daquilo que já observamos na...

Casa com história: Família de Monte de Bois há 45 anos “ligada” às máquinas

Tudo começou em 1978, na garagem alugada a um familiar. Depois, no ano de 1982, a porta “abriu-se”...

Renovações

Ápice é a palavra que melhor descreve o passar dos dias nos últimos tempos Teresa Radamanto Março é um mês...

Desporto e atividade física podem (e devem) ser mesmo para todos

O desporto e a atividade física são das principais premissas da missão que o Centro de Educação Especial,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!