Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Mulheres destacadas em publicação da Adepa sobre colóquio internacional

Data:

Partilhar artigo:

O Dia da Mulher foi o mote para a apresentação pública das Atas do Coloquio Internacional Francesas em Portugal – Itinerários Múltiplos, numa cerimónia presidida pela vereadora da Cultura, Inês Silva, ao lado de Luís Peres Pereira, presidente da Associação de Defesa do Património de Alcobaça (Adepa), entidade responsável pelo colóquio e pela publicação.

Com o apoio dos municípios de Alcobaça e Leiria, o colóquio dividiu-se pelas duas cidades, onde foram evocadas mulheres francesas em Portugal, entre artistas, intelectuais e cientistas, e, numa segunda fase, decorreu na Universidade Sorbonne, em Paris, onde foram conhecidas as portuguesas que deixaram marca em França, o que permitiu fazer o paralelismo entre os dois países”, disse Luís Peres Pereira ao REGIÃO DE CISTER.

Isabel Lousada e Jorge Pereira de Sampaio, por Portugal, e Maria Araújo da Silva e Fernando Curopos, por França, foram os coordenadores científicos do colóquio, que pretendeu “realçar a forte ligação entre Portugal e França, tomando como palco a atividade desenvolvida na cultura, nas artes e na ciência, entre outras, sendo as mulheres as protagonistas principais”.

Região de Cister - Assine Já!

Na cerimónia em Alcobaça foi ainda apresentado um resumo do documentário acerca do colóquio, realizado por Filipe de Moura e patrocinado pela União de Juntas de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria. O vídeo, com cerca de uma hora de duração, será em breve apresentado na íntegra, garante o presidente da Direção da Adepa, que anunciou que mulheres e património serão o tema do colóquio em 2024. Luís Peres Pereira sublinhou ainda o reconhecimento internacional da Adepa, como o primeiro parceiro português do Women Writers Route.

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!