Sábado, Junho 3, 2023
Sábado, Junho 3, 2023

Artista ucraniana inaugura mostra a favor das vítimas da guerra

Data:

Partilhar artigo:

A loja Eco Concept ma Naturelle, localizada da Nazaré, inaugurou, no passado dia 13, uma exposição de pintura da artista ucraniana Nataliya Bolshakova, que reside atualmente na vila. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A inauguração foi assinalada por um leilão silencioso, cuja quantia angariada foi superior a 300 euros e vai reverter a favor do Centro Forest Glade para Saúde Mental e Reabilitação de Veteranos de Guerra, de Kiev, na Ucrânia, que oferece tratamento a indivíduos que passaram por cativeiro e tortura e que sofrem de transtornos relacionados a stress psicológico extremo, ferimentos na cabeça e concussões.

“Estamos muito honrados por apoiar uma grande causa”, sublinha a promotora da ma Naturelle da loja Eco Concept. “O trabalho artístico de Nataliya é verdadeiramente notável”, acrescenta Amylee Silva.

Região de Cister - Assine já!

A exposição que pode ser visitada até ao final deste mês reúne a mais recente coleção de aguarelas, acrílicos, e peças mistas da pintora ucraniana. Centrada na cor e na textura, a mostra é inspirada na natureza e no ambiente quotidiano.

“A aguarela permite expressar o meu mundo com admiração infantil e os acrílicos permitem-me criar mais trabalhos texturizados”, destaca Natalia Bolshakova. O seu trabalho tem sido descrito como “emocionalmente carregado”, acompanhado de “combinações inesperadas de cores, que criam profundidade e movimento”.

Recentemente, a artista inspirou-se na tradição portuguesa e pintou uma seleção de azulejos de cerâmica que pode também ser conhecida na exposição da ma Naturelle. “As minhas criações envolvem a minha paixão pela natureza e frequentemente escolho trabalhos florais, paisagens e esboços urbanos”, adianta a pintora.

As suas obras de arte também lhe permitem recriar as “memórias felizes de Kiev”, permitindo-lhe esquecer temporariamente a dor da guerra que assolou o seu país há cerca de um ano.

A ucraniana Nataliya Bolshakova dinamiza frequentemente workshops e aulas de arte direcionadas a adultos e a crianças.

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Alimentar o cérebro

Muito gosto eu de falar de comida! Bom, de falar e de comer. Gosto sobretudo da variedade dos...

Futebol: Ginásio volta a pintar de azul e branco a Taça Distrital da Fundação Inatel

Novamente no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Novamente na decisão por penáltis. A história foi semelhante, foram...

Futebol de praia: Sótão “vinga” Supertaça e faz melhor primeira volta de sempre

Depois da pesada derrota diante do Sp. Braga (1-7) na Supertaça Nacional, o Sótão deu a melhor resposta...

Hóquei: Melhor época de sempre da Biblioteca ainda pode dar subida…

Pode ser absolutamente histórico. Com o empate na visita ao reduto do Alenquer (5-5), este sábado, a Biblioteca...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!