O Agrupamento de Escolas da Benedita (AE Benedita) dinamizou, entre os passados dias 27 e 31 de março, a “Semana do Agrupamento”, um projeto abrangente, não só ao nível das atividades realizadas, como também pela envolvência que promoveu em toda a comunidade.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O grande objetivo deste projeto passou por promover aprendizagens transversais, numa dinâmica conjunta que visou o estreitamento de laços entre o estabelecimento de ensino e outras entidades exteriores ao contexto escolar.
As atividades levadas a cabo foram vastas e bastante diversificadas: mês das sementeiras; scrapbooking; suporte básico de vida; sexualidade “abusos”; pista rodoviária com bicicletas; ações para pais sobre cyberbullyng; declamações de poemas no exterior; oficinas temáticas sobre saúde mental; crepes coloridos; karaoke; jogos e atividades lúdicas; exercícios de evacuação; workshop lettering; torneio do mata; participação na campanha laço azul; ateliê de saúde mental; jogos tradicionais; spring competition; workshop origami; workshop costura; ioga/pilates; aula da dança; caminhadas em família; sala de snoezelen; azáfama de sopas; e visita aos laboratórios do Externato Cooperativo da Benedita.
Da extensa lista de dinâmicas promovidas por professores e funcionários do AE Benedita, tudo em apenas uma semana, importa referir que algumas foram abertas à participação dos pais dos alunos, nomeadamente nas aulas de Educação Física e nas atividades de enriquecimento curricular.
Além disso, a abrangência originou também a envolvência com várias entidades concelhias, caso de Bombeiros, GNR, Centro de Atendimento a Jovens e diversos profissionais de saúde, tendo os elementos destas organizações realizado várias ações de sensibilização junto dos alunos.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o diretor do Agrupamento de Escolas da Benedita mostrou-se bastante agradado com o “resultado final” desta iniciativa, sublinhando o facto das dinâmicas levadas a cabo pela escola terem fomentado uma grande interação entre escola, alunos, pais e outras entidades da freguesia da Benedita e também do concelho de Alcobaça.
“Foram, de facto, dias bastante preenchidos e, acima de tudo, ricos. Ricos no sentido da interação que conseguimos promover entre todos, não só no contexto escolar, como também familiar. Desta forma, foi possível ‘oferecer’ a alunos, familiares, professores e funcionários usufruírem de momentos de convívio, partilha e muita aprendizagem, mesmo que em modo informal”, comentou, a propósito, Marco Lemos.
Ainda de acordo com o responsável pelo AE Benedita, o balanço de todas as atividades que foram realizadas é muito positivo: “A ‘Semana do Agrupamento’ foi totalmente ao encontro do que tínhamos perspetivado e estamos extremamente satisfeitos com a colaboração de todos os envolvidos no projeto”.