Apesar de ter sido criada recentemente, a verdade é que a Associação Juvenil de Apoio à Ação conseguiu, em apenas três anos, ser já uma referência na chamada região de Cister.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Afinal, os projetos levados a cabo por este grupo de empreendedores já envolveram cerca de 1.000 jovens nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, sendo que uma das partes mais importantes das atividades envolvem as escolas dos três concelhos.
É já no próximo sábado que a A4 – nome pelo qual também é conhecida a associação – vai comemorar o seu 3.º aniversário, num evento que vai decorrer no Parque Verde de Alcobaça, a partir das 14:45 horas. E para o qual toda a comunidade está convidada, uma vez que a participação é totalmente gratuita.
E não faltarão motivos para que todos os interessados possam contemplar uma festa que, além das típicas celebrações dos três anos de vida da A4, vão também ter uma vertente pedagógica e social. Na ocasião, haverá conversas informais sobre o projeto Ginásio do Empreendedor e também sobre o associativismo em Alcobaça, estando já garantidas as presenças da Associação Alcobacense Cultura Desporto (AACD), dos Escuteiros de Alcobaça e ainda da Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Inês de Castro. A propósito do Ginásio do Empreendedor, estará também patente uma exposição feita por alunos do 9.º ano, integrada numa feira que terá também comida, bebida e muita música.
Criada a 13 de março de 2020, antes da época de confinamento, a A4 tem registado um crescimento acentuado, mas, acima de tudo, sustentado. Porque tem definido bem as suas linhas de orientação, com iniciativas bem estruturadas e que potenciam a ação dos jovens, a proatividade, os projetos e o impacto.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da A4 deu conta do trabalho que tem sido realizado e sublinha a grande interação com a comunidade mais jovem. “Após três anos, dois dos quais com períodos de confinamento, a Associação já organizou dois eventos TEDxAlcobaça, dezenas de workshops e atividades nas escolas do Município, no âmbito do Plano de Atividades Educativas, e um projeto-piloto com o Município, a Banda de Alcobaça e a Physioclem – o Ginásio do Empreendedor no ano letivo 2021/2022 – o atual projeto principal da Associação. No total, os projetos da A4 já impactaram diretamente mais de 800 jovens beneficiários e mais de 100 jovens que de uma forma ou de outra já trabalharam nos projetos da A4”, sublinhou Francisco Serralheiro.
Na ótica do dirigente associativo, o horizonte é risonho e as expectativas para o futuro são as melhores. “No ano de 2023, a A4 está presente em quatro Municípios (Alcobaça, Nazaré, Porto de Mós e Oeiras). Em Porto de Mós estamos a trabalhar com o Município no âmbito do projeto Jovem Autarca. O Ginásio do Empreendedor está presente em todas as escolas com 3º ciclo de Alcobaça e numa escola da Nazaré. Contamos com a participação mais de 40 voluntários e recebemos estagiários curriculares do ensino secundário e superior”, concluiu o project manager da A4.