Quinta-feira, Outubro 10, 2024
Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Projetos para gestão de perdas de água são aposta municipal

Data:

Partilhar artigo:

Os Serviços Municipalizados de Alcobaça apresentaram aos presidentes de juntas, no passado dia 17, dois projetos para gestão de perdas de água e levantamento das infraestruturas – “Redução de Perdas e Energia – Implementação de Zonas de Medição e Controlo” e “Cadastro das Infraestruturas de Abastecimentos de Água e Saneamento de Águas Residuais em Baixa”.

Durante a reunião com os autarcas das freguesias do concelho de Alcobaça, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, foram dados a conhecer os dois projetos cofinanciados que permitem aos Serviços Municipalizados um maior conhecimento das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água do concelho, bem como uma melhor gestão das perdas de água e de energia.

Os dois projetos envolvem valores bastante elevados, uma vez que o total de ambos atinge cerca de 850 mil euros, sendo cofinanciados em grande parte pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Região de Cister - Assine Já!

No caso concreto do projeto “Redução de Perdas e Energia – Implementação de Zonas de Medição e Controlo”, cujo orçamento é de 579.898,80 euros, cofinanciado em 386.762,13 euros pelo POSEUR, foram distribuídos por todo o concelho de Alcobaça cerca de 52 equipamentos de gestão remota, capazes de trasmitir, em tempo real, dados bastante relevantes sobre a pressão dos caudais de água, sem esquecer ainda o registo de ocorrência de perdas.

Recorde-se, a propósito, e de acordo com os últimos dados revelados sobre esta temática, que Alcobaça é um dos concelhos em todo o País que regista um menor resgisto de incidências ao nível do desperdício da água, com uma taxa de cerca de 18% de perdas a partir da rede de distribuição. Desta forma, e com estas pequenas estações de telegestão que serão dinamizadas ao abrigo do referido projeto, é possível combater ainda mais o desperdício de água, podendo os valores do concelho de Alcobaça serem ainda mais reduzidos num futuro próximo.

Relativamente ao outro projeto que foi apresentado, o “Cadastro das Infraestruturas de Abastecimentos de Água e Saneamento de Águas Residuais em Baixa”, o mesmo comporta um orçamento de 270.930 euros, sendo, também ele, cofinanciado pelo POSEUR, neste caso em 231.043,54 euros. Trata-se de uma ferramenta em permanente utilização e que está relacionada com o levantamento da rede de condutas, adutores, estações elevatórias e outras estruturas similares existentes no concelho de Alcobaça. Assim, sempre que um técnico se deslocar ao terreno, pode atualizar, em tempo real, este cadastro com novas condutas e contadores.

O trabalho em equipa foi enaltecido pelo presidente da Câmara de Alcobaça. “Pretendemos que as juntas de freguesia tenham acesso a esta informação, pois são quem melhor conhece o nosso território. Para que estas ferramentas sejam atualizadas e complementadas, é preciso que todos trabalhemos em rede e em parceria”, admitiu Hermínio Rodrigues, citado em nota pública divulgada pela autarquia.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Juncalense parte para missão de voluntariado em Cabo Verde

A juncalense Patrícia Rebelo embarcou, na semana passada, para Cabo Verde numa viagem única que lhe vai proporcionar...

Ordem dos Farmacêuticos homenageia Maria Orlanda da “Farmácia do Sítio”

Maria Orlanda, conhecida pelo trabalho de décadas na “Farmácia do Sítio”, foi homenageada pelos 50 anos de carreira,...

Alcobaça vai coroar novo campeão nacional de ralis

O Rallye Vidreiro Centro de Portugal vai voltar a passar na cidade de Alcobaça – entre o próximo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!