Alcobaça vai voltar a ser palco da Semana Internacional do Acordeão. Nesta 26.ª edição, a cidade acolhe, mais uma vez, a partir do próximo dia 20, prestigiados nomes do panorama nacional e internacional ligados a este instrumento, assim como jovens talentos emergentes.
“Este ano contamos bater todos os recordes ao nível de participações”, avança Aníbal Freire, membro da organização do evento, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
A abrir a programação desta 26.ª edição, vão estar Rodrigo Veloso e a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça num concerto a realizar-se, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, com início previsto para as 21:30 horas. “Noite de Jovens Acordeonistas” é o mote da segunda atuação do evento que junta diversos artistas portugueses no auditório da Biblioteca Municipal, no próximo dia 24, às 21:30 horas, e apresenta um repertório composto por diferentes géneros musicais. De volta ao cine-teatro, no dia seguinte, há uma “Soirée Musicale” com “Les Petites Chansons” que reúne em palco os músicos Sónia Lisboa, na voz, Tiago Pirralho, no acordeão, Miroslava Takova, no violino, e Cazé Costa, no violoncelo, e que revê alguns dos temas mais marcantes da música francesa. Iulian Ciobanu, acordeonista vencedor do Concurso Internacional “Cidade de Alcobaça” do ano passado, e o conceituado italiano Michelle Bianco atuam no próximo dia 26, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, às 21:30 horas. No dia seguinte, ao mesmo local, mas às 19:30 horas, Marco Gemelli, acompanhado por um quarteto de cordas, leva o programa “El Tiburòn” de Astor Piazzolla, num concerto que é um dos destaques da programação deste ano.
A tradicional atuação de encerramento da 26.ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2023” realiza-se no próximo dia 28, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, às 15:30 horas, e inclui a habitual entrega de prémios, no âmbito do 26.º Troféu Nacional e também do 7.º Concurso Internacional “Cidade de Alcobaça”. Segundo a organização, uma das novidades desta edição é que os participantes podem concorrer à categoria “Contemporâneo XXI”, além das categorias dos anos anteriores.
A iniciativa organizada pela Associação de Acordeão de Portugal, em parceria com a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e o Município de Alcobaça, conta ainda nos dias 25 e 26, com masterclasses que serão dinamizadas por Massimiliano Pitocco, Mario Stefano Pietrodarchi e Diana Freire.