Sábado, Setembro 14, 2024
Sábado, Setembro 14, 2024

Alimentar o cérebro

Data:

Partilhar artigo:

Muito gosto eu de falar de comida! Bom, de falar e de comer. Gosto sobretudo da variedade dos aromas e das múltiplas formas de apresentação, confeção e de conservação. Sempre que me sento à mesa dou graças pela refeição e celebro mais uma festa de sabores. Porém, hoje, quero falar-vos de um outro alimento, o do cérebro. Ao do espírito não me atreverei, mas o cérebro, senhores, o cérebro precisa igualmente de ser alimentado e, neste caso, a amplitude do cardápio é ainda mais importante. Precisamos de garantir a saúde do cérebro e, por essa via, a do coração. Acho que andam os dois de mãos dadas e que não é possível amar, sentir empatia pelo outro, pelos outros, se não se fizer um esforço sério de reflexão e de estudo, capaz de nutrir o cérebro com informações fidedignas, factos verificáveis e perspetivas diferentes, isto é, com todos os sabores e texturas e cores do nosso pensamento, enriquecido com as receitas saudáveis que sejamos capazes de recolher conversando, lendo e ouvindo.

Esta semana, no jornal Expresso, que é um dos meus lanches semanais, o historiador Yuval Noah Harari adverte para a necessidade de aferirmos a qualidade dos produtos com que alimentamos a mente, diz ele que, tal como no caso dos alimentos processados, também as notícias falsas e as teorias da conspiração, que consumimos nas redes sociais, deveriam ter um aviso, a dizer “este vídeo contém 40% de raiva, 20% de medo, 20% de ganância” para que se soubesse com que andamos a alimentar-nos.

Tal como a comida rápida, cheia de ingredientes nocivos, pode colocar a nossa saúde em risco, o consumo de informação instantânea pode pôr em perigo, não só a nossa saúde, mas a vida em sociedade, tal como a conhecemos.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Grupo Desportivo “Os Nazarenos” engalanou-se para os… 100!

Foi uma verdadeira noite de gala. E a verdade é que a comemoração do centenário do Grupo Desportivo...

Futebol de praia: Nazarenos são vice-campeões mundiais universitários no Brasil

Os nazarenos Alexandre Lança, Bruno Pola e Alexandre Batista ajudaram a Seleção Nacional a ser vice-campeã mundial universitária,...

Associações da Cela destacam uma das melhores Festas da Fruta

As tasquinhas da Festa da Fruta da Cela fizeram as delícias dos milhares de visitantes que acorreram ao...

Joel Machado representa País no Mundial de vídeo subaquático

Joel Machado, em equipa com Mariana Chilão (ambos em representação do Clube Naval de Sesimbra), foi convocado para...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!