Terça-feira, Maio 21, 2024
Terça-feira, Maio 21, 2024

Alimentar o cérebro

Data:

Partilhar artigo:

Muito gosto eu de falar de comida! Bom, de falar e de comer. Gosto sobretudo da variedade dos aromas e das múltiplas formas de apresentação, confeção e de conservação. Sempre que me sento à mesa dou graças pela refeição e celebro mais uma festa de sabores. Porém, hoje, quero falar-vos de um outro alimento, o do cérebro. Ao do espírito não me atreverei, mas o cérebro, senhores, o cérebro precisa igualmente de ser alimentado e, neste caso, a amplitude do cardápio é ainda mais importante. Precisamos de garantir a saúde do cérebro e, por essa via, a do coração. Acho que andam os dois de mãos dadas e que não é possível amar, sentir empatia pelo outro, pelos outros, se não se fizer um esforço sério de reflexão e de estudo, capaz de nutrir o cérebro com informações fidedignas, factos verificáveis e perspetivas diferentes, isto é, com todos os sabores e texturas e cores do nosso pensamento, enriquecido com as receitas saudáveis que sejamos capazes de recolher conversando, lendo e ouvindo.

Esta semana, no jornal Expresso, que é um dos meus lanches semanais, o historiador Yuval Noah Harari adverte para a necessidade de aferirmos a qualidade dos produtos com que alimentamos a mente, diz ele que, tal como no caso dos alimentos processados, também as notícias falsas e as teorias da conspiração, que consumimos nas redes sociais, deveriam ter um aviso, a dizer “este vídeo contém 40% de raiva, 20% de medo, 20% de ganância” para que se soubesse com que andamos a alimentar-nos.

Tal como a comida rápida, cheia de ingredientes nocivos, pode colocar a nossa saúde em risco, o consumo de informação instantânea pode pôr em perigo, não só a nossa saúde, mas a vida em sociedade, tal como a conhecemos.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19

A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da 'negra' das meias-finais,...

Hóquei: Alcobacense goleia o GC Odivelas e está de regresso à 2.ª Divisão Nacional

A Alcobacense comemorou o regresso à 2.ª Divisão Nacional, este sábado, depois de golear, à antiga, na receção...

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!