O prémio StonebyPortugal, na categoria de Arquitetura, foi entregue à Solancis, empresa sediada na Benedita. A entrega de prémios decorreu na passada sexta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, no âmbito da primeira gala da StonebyPortugal.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A empresa foi galardoada com o projeto “IESE Business School MADRID”, desenhado pelos arquitetos Sancho Madridejos Architecture Office. A cúpula produzida em pedra calcária Branco Real, composta por mais de 700 peças diferentes, segundo a Solancis adianta em comunicado, impulsionou “alguns desenvolvimentos no âmbito da inovação de produção, pelo processo de digitalização a que foi submetido, vindo a tornar a execução deste projeto uma realidade, agora reconhecida através da atribuição deste prémio”.
O prémio – peça batizada de “Testemunho”, nome dado a uma amostra do solo da pedreira, da autoria de Olivah –, que foi também entregue nas categorias de Inovação e Espaço Público, foi recebido pelo CEO da Solancis nas mãos do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz. “Agradeço à equipa da Solancis por toda a dedicação, porque, quando implementamos novos processos é aí que vimos a garra da equipa em fazer acontecer!”, sublinhou Samuel Delgado.
A Airelimestones (com o projeto Myfair Park Residences), empresa sediada na freguesia de Aljubarrota, e o artista portomosense Basílio (com o projeto Cantoneiros) também estavam nomeados, mas acabaram por não ganhar o troféu nas categorias respetivas. O Prémio Carreira foi entregue a João Américo Urmal, da empresa Joaquim Duarte Urmal & Filhos, com sede em Pero Pinheiro.
“Foi uma noite repleta de emoções. Desde a entrega de prémios Arquitetura à celebração em conjunto do mérito da excelência dos profissionais do nosso sector, foi uma gala cujo principal objetivo foi homenagear e criar a possibilidade de partilha de muitos momentos de promoção da pedra portuguesa”, sublinhou a vice-presidente da Assimagra, Célia Marques.
Os prémios StonebyPortugal pretendem potenciar a coesão no setor industrial e comercial da pedra portuguesa, nomeadamente o reforço da ligação entre os arquitetos, as empresas de extração e transformação; reconhecer percursos profissionais de excelência; promover o reconhecimento público pelo trabalho de promoção nacional e internacional da pedra portuguesa e reconhecer a inovação, o desenvolvimento técnico e a formação dos recursos humanos pelas empresas e de distinguir o respeito pela sustentabilidade na utilização dos recursos naturais.
A gala StoneByPortugal foi promovida pela Assimagra (Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais), com o apoio do Compete2020/Portugal2020 através do Feder.