Este conteúdo é apenas para assinantes
A Câmara da Nazaré anunciou, no dia 7, a instalação de abrigos para gatos nos locais onde existem colónias. A iniciativa integra-se no programa de controlo de felinos errantes. Os animais são capturados, esterilizados e devolvidos, uma campanha através da qual os serviços municipais e as associações de proteção animal fazem uma observação contínua das colónias.
Os três abrigos foram instalados no parque de estacionamento (sul), na ladeira do Sítio e na Avenida de Porto Santo, espaços habitualmente frequentados pelos voluntários que alimentam os felinos errantes.
Motivos que levam a autarquia a apelar aos munícipes para passarem a colocar os alimentos dentro das casas coloridas, identificadas como “casa dos gatos”, para que, através de “uma prática mais segura e higiénica, se retirem da via pública as sobras de alimentos ou rações, que são um foco de atração para outros animais e fonte de maus cheiros”.
O vereador com o pelouro do Ambiente, Orlando Rodrigues, explica que se trata de um projeto que visa a esterilização e desparasitação dos gatídeos “e uma maior responsabilização para os cuidadores informais destas colónias”. Para além do controlo do número de felinos, a promoção da higiene do espaço público e o controlo de propagação de pragas são as principais finalidades do programa.