Depois de uma pesquisa pelos parques de campismo do País, a maioria esmagadora no litoral, é fácil concluir que o Parque de Campismo de Paredes da Vitória é o mais barato.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Uma noite para um adulto fica por 1,5 euros, no período de setembro a junho, valor que aumenta para 2,15 euros nos meses de julho e agosto. Se o alojamento for uma tenda pequena, o utente paga 2,5 euros e, caso a opção seja uma estrutura familiar, o preço sobe para 3,5 euros.
Mesmo acrescentando o valor do duche quente, 1 euro por dia, taxa que é grátis na maioria das unidades de campismo semelhantes, o parque criado em 1985 continua a apresentar os preços mais baixos.
“Os valores não são atualizados há bastante tempo”, assume, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM), que gere o equipamento. Valter Ribeiro reconhece que, mesmo com valores baixos, as receitas mais do que cobrem as despesas, revelando-se uma fonte de receita da UFPM.
De acordo com o último relatório de contas aprovado em Assembleia de Freguesia, as despesas do Parque de Campismo representaram, em 2022, cerca de 229 mil euros, e as receitas foram de cerca de 318 mil euros, o que significa um saldo positivo de mais de 88 mil euros.
Com um área aproximada de oito hectares, o parque está aberto todo o ano e é composto de espaços para tendas e residências não fixas. Tem para oferecer aos campistas espaços verdes, bar/restaurante, salão de jogos, parque infantil, casas de banho, chuveiros, lava louças, tanque de lavar a roupa, máquinas de lavar e secar a roupa e assadores, além de espaço para despejos químicos.
O mês mais forte no campismo das Paredes é, sem surpresas, agosto. Em 2022, entraram no parque perto de 14 mil pessoas, o que originou mais de 48 mil dormidas.
Este ano, e de acordo com os números do primeiro semestre, a tendência é de subida. Nos primeiros seis meses do ano passado entraram no parque 3.066 pessoas, num total de mais de 11 mil dormidas. No mesmo período deste ano, o número de clientes foi de 3.166, correspondendo a 12.686 dormidas.
Com condições muito similares e também gerido pela Junta, o Parque de Campismo Baía Azul, em São Martinho do Porto, tem dos valores mais baixos, ainda assim acima do camping de Paredes da Vitória. Um adulto paga por dia 3,85 euros em época baixa (de 15 de junho a 15 de setembro) e 4,5 euros em época alta, de 16 de setembro a 14 de junho.
No entanto, a localização do parque de São Martinho do Porto, a escassos metros da praia, é muito mais privilegiada do que a do de Paredes da Vitória, que está situado na Mina do Azeiche, onde os clientes têm de enfrentar um declive considerável para chegar ao areal daquela praia.