Um dos eventos mais aguardados do concelho de Porto de Mós está a chegar. É já no próximo sábado que a aldeia da Barrenta, localizada na União de Freguesias de Alvados e Alcaria, volta a receber o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, organizado pelo Centro Cultural da Barrenta.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Nesta 22.ª edição são esperados mais de meio milhar de músicos vindos de todo o País, assim como alguns milhares de visitantes. “O evento deste ano vai superar o do ano passado, quer ao nível do número de tocadores quer ao nível das regiões geográficas”, avança Ricardo Pereira, representante da organização. “Vamos voltar a receber grupos do Algarve, de Braga, de Coimbra ou de Amarante que não vinham há alguns anos”, acrescenta o músico, adiantando que o 22.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina vai “voltar aos números pré-pandemia”.
O Centro Cultural da Barrenta pretende, assim, dar continuidade aos eventos anteriores e continuar a fazer desta iniciativa, um dos maiores encontros de tocadores de concertina de Portugal. Os cantares são também uma das maiores apostas deste encontro e a expetativa é, este ano, “aumentar o leque de grandes nomes a nível nacional”, avança a organização.
Os sabores tradicionais da região, o artesanato e os costumes locais vão também estar em destaque na iniciativa que contará com dois pontos de tasquinhas de forma a proporcionar o convívio e a troca de experiências entre as coletividades locais.
O primeiro encontro aconteceu em 2002 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de dar uma nova vida à aldeia inserida na zona do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros que conta atualmente com pouco mais de 30 habitantes.
Neste 22.º encontro a entrada volta a ser livre para todos. Para participar, os tocadores de concertina não precisam de inscrição e podem atuar livremente. No próximo sábado, a partir das 14 horas, todos os caminhos vão dar à Barrenta!