Uns continuam sem perder, outros perderam pela primeira vez. Esta é uma das principais conclusões a retirar do dérbi regional entre Nazarenos e Beneditense (2-1 a favor dos canarinhos), no passado domingo, no Municipal da Nazaré.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os canarinhos responderam da melhor forma ao empate (2-2) concedido na ronda anterior na receção ao SL Marinha – “deslize” que surgiu após três vitórias consecutivas -, e regressaram da curta viagem à vila piscatória com três (saborosos) pontos na bagagem.
Ao invés, o emblema alvinegro averbou o primeiro desaire da época da Divisão de Honra – os comandados de Filipe Faria haviam somado quatro triunfos e um empate.
Dadas as circunstâncias que marcaram este que é um dos dérbis da chamada região de Cister, é caso para dizer que os canarinhos tinham a lição dada pelo seu treinador bem estudada e, dessa forma, contribuíram para o “despiste” dos Nazarenos na… Mota que rumou da Benedita. Isto porque, acrescente-se, o emblema beneditense é treinado pelo nazareno Francisco Mota.
De resto, a história do jogo começou a ser contada ainda na primeira parte, por Dário Marquês. A abrir a etapa complementar, os canarinhos ampliaram a vantagem, fruto de um autogolo, sendo que Francisco Mota – que jogou diante da equipa comandada pelo… pai – ainda reduziu, na conversão de um penálti. O resultado, todavia, já não sofreu alterações até ao apito final.
Contas feitas, o Beneditense subiu ao 3.º posto, com 13 pontos, mas, já depois do fecho desta edição (recebeu ontem o Caldas B), tentou o assalto à liderança, uma vez que o líder Vieirense soma 16. Por sua vez, o Nazarenos, também com 13 pontos, desceu à 4.ª posição do campeonato.
Ginásio volta a vencer, Alq. Serra em queda e Portomosense adiado
A 6.ª jornada da Honra fica também marcada pelo regresso do Ginásio aos triunfos – ganhou na receção ao U. Serra (1-0) e colocou fim a um ciclo de três derrotas consecutivas. Os comandados de Leandro Santos responderam da melhor forma a um período conturbado. Além disso, as notas de maior destaque vão também para o Alq. Serra, que perdeu com o Vieirense (0-1), carrega a “lanterna vermelha” do campeonato e ampliou o pior início de época do clube na Divisão de Honra. Os alqueidoenses continuam sem pontuar ao cabo de seis jornadas já disputadas. Já a visita do Portomosense a Alvaiázere foi adiada devido às condições climatéricas adversas.