Quarta-feira, Novembro 29, 2023
Quarta-feira, Novembro 29, 2023

Alcobaça: nova habitação pode nascer junto à Quinta da Conceição

Data:

Partilhar artigo:

Foi apresentado, na reunião de Câmara da passada segunda-feira o projeto de loteamento urbano na Quinta da Conceição, situada por detrás do quartel dos Bombeiros de Alcobaça.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O empreendimento, que tem um orçamento de cerca de 38 milhões de euros, irá permitir a construção de 210 fogos de habitação, em sete lotes. Três desses lotes, num total de 90 apartamentos de tipologia T2 e T3, ficarão na posse do município, que se compromete a fazer a gestão dos mesmos a custo controlado.
Na ocasião, o presidente da Câmara deu conta do desejo de captar população jovem para esta zona habitacional.

“Tenho a certeza que este projeto vai ser um sucesso. É direcionado, acima de tudo, para os jovens, porque nós queremos ter cada vez mais jovens a habitarem no nosso concelho. Ainda é algo precoce falar em prazos para a conclusão da obra, mas o que posso garantir é que pedi velocidade de cruzeiro para este projeto. Se no próximo ano já estivermos a lançar concursos, penso que durante este mandato teremos condições para ter obra e até já bastante adiantada”, adiantou Hermínio Rodrigues.

As especificidades do projeto foram detalhadas por Sara Santos, arquiteta da Câmara de Alcobaça, que apresentou as maquetes em imagens.

Região de Cister - Assine Já!

“Trata-se de uma área de intervenção com cerca de 44.700 m2, que está servida com imensos equipamentos e serviços e que está numa das entradas principais da cidade. Por essa razão, parece-nos que faz todo o sentido reforçar esta zona habitacional. Pretendemos que também possa contemplar um parque verde e que, além da habitação, esta zona ofereça também serviços e comércio, sem esquecer o aumento das bolsas de estacionamento. O que está a ser proposto são 210 fogos habitacionais, 30 por edifício (7), com uma área de construção para habitação de cerca de 20 mil m2”.

Também durante a reunião de Câmara, e perante o olhar atento dos vereadores presentes, Elisabete Mendes, arquiteta do município, reforçou a ideia já enfatizada pelo chefe do executivo relativamente à atração de população mais nova para a zona que está agora projetada.

“Temos como objetivo estruturar toda a zona da Quinta da Conceição com um foco mais direcionado para a captação de população jovem”, assumiu.

Num curto espaço de tempo, o executivo municipal trouxe à praça pública um conjunto de projetos que pretende implementar e Elisabete Mendes salientou, precisamente, aquilo que tem vindo a ser feito.

“Este é o terceiro de um conjunto de projetos que temos vindo a trazer aqui [às reuniões de Câmara] e que consideramos que são projetos estruturantes para a cidade de Alcobaça. Já trouxemos as Áreas de Reabilitação Urbana, que conferem um conjunto de benefícios fiscais aos privados para os incentivar a reabilitar o tecido urbano, e o mês passado trouxemos o Concurso de Ideias, que pretende reabilitar um conjunto de ruas que ligam os dois monumentos mais simbólicos da cidade, o Mosteiro e o Castelo”, concluiu.

AD Footer

Artigos Relacionados

Iniciativa “É Natal em Alcobaça” inaugurada esta sexta-feira

Vai ser inaugurada esta sexta-feira a iniciativa "É Natal em Alcobaça", cuja organização está a cargo da Câmara...

Futebol: Miguel Vieira vai estrear-se como internacional jovem

O nazareno Miguel Vieira (Benfica) foi um dos jogadores chamados para representar a Seleção Nacional de sub-15 no...

Adepa retomou visitas culturais com “Os caminhos de Santiago do Oeste”

A Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (Adepa) retomou as visitas culturais,...

Centro Hospitalar do Oeste recebe viatura elétrica

O Centro Hospitalar do Oeste (CH Oeste), que abrange as população das freguesias de Benedita, Alfeizerão e São...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!