A Casa das Janelas Verdes, da Associação de Bem Estar Social e Recreativo de Alpedriz (Abesra) voltou a ganhar vida, desde o dia 24, com momentos de estimulação e atividade, no âmbito do projeto Mais Alternativas Sénior. Trata-se de uma iniciativa de continuidade, promovida em parceria com a Câmara de Alcobaça, que envolverá, no próximo ano, sete IPSS do concelho.
Este ano haverá um polo no Centro Paroquial do Vimeiro, com o apoio da Junta de Freguesia do Vimeiro, que responderá às quatro IPSS participantes do sul do concelho.
A Casa das Janelas Verdes é a sede da Unidade de Respostas Alternativas, onde se realizam, sessões de reabilitação, fisioterapia, ludoterapia, musicoterapia e yoga sénior. O espaço onde decorre esta atividade possui um gabinete, destinado às sessões de visceral, para os idosos com capacidade de deslocação.
O projeto, que teve início em 2019, pretende ser uma resposta especializada à população idosa. A URA integra diversas terapias alternativas, que podem contribuir para a redução da toma de fármacos por parte dos cidadãos, diminuindo os efeitos negativos e a habituação do organismo aos mesmos, de todos, mas principalmente, dos idosos.
O Mais Alternativas Sénior recebeu, em 2022, o prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, que reconhece projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro.