Foi há mais de 13 anos que Maria Edite Pereira viu a oportunidade única de ter o seu próprio negócio e de “agarrar” na frutaria da Rua de São Miguel, no Juncal, que pertencia aos antigos patrões. E é com um sorriso no rosto que recebe todos os dias os juncalenses que se deslocam ao centro da vila. Seja para comprar na Frutaria São Miguel a fruta que a região de melhor tem para oferecer ou até mesmo para uma compra de última hora, já que o estabelecimento dispõe de uma alargada oferta de produtos, que vão desde o pão acabado de sair do forno, aos produtos essenciais de mercearia e a granel, aos frutos secos e ao peixe congelado. Há até mesmo um canto dedicado às malas, às meias ou aos acessórios de beleza, onde é sempre possível encontrar algo de útil e de necessário.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Os clientes estão habituados a encontrar aqui praticamente tudo o que precisam no momento”, sublinha a comerciante em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
O espaço comercial deu continuidade à loja do “Sr. Fonseca”, tal como era conhecido no Juncal, que ali abriu uma mercearia há mais de três décadas.
Habituada a trabalhar desde cedo, foi com o pai que começou a vender peixe de porta em porta na freguesia e nos arredores, mas foi a avó que a ensinou a ser uma boa negociante.
Apesar do jeito para os negócios, Maria Edite Pereira sempre sonhou ser cabeleireira, sonho que acabou por nunca ver realizado por vontade do pai. “Hoje tenho pena e às vezes imagino como seria a minha vida caso tivesse ido atrás desse objetivo”, confidencia. “Não vou ao cabeleireiro. Sou eu que corto o meu próprio cabelo e também os dos meus familiares mais próximos”, adianta, em tom de brincadeira.
Mulher dos sete ofícios, a juncalense já fez um pouco de tudo, desde tapetes a cestas de junco, a trabalhos de costura, tendo também passado pela agricultura e chegado mesmo a tirar leite das vacas na quinta da família.
Aos 61 anos, a comerciante nem pensa em se aposentar. “Ainda estou muito fresca e parar é morrer”, afirma a proprietária da Frutaria São Miguel.
Havendo saúde, é no seu espaço comercial que vai continuar a meter conversa com os clientes e a partilhar com eles as suas receitas – já que também tem bastante jeito para a cozinha. De segunda a sexta-feira, das 9 às 18:30 horas, e ao sábado de manhã, lá está Maria Edite Pereira na sua frutaria com a simpatia e a disponibilidade que tanto a caracterizam.