Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

Apoio financeiro para setores agrícolas abrange produtores do Malhado de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Malhado de Alcobaça é uma das três raças autóctones visadas pelo apoio financeiro de emergência atribuído pela União Europeia e pelo Governo. Nesse sentido, são beneficiados todos os produtores candidatos que detenham efetivo de suínos, de porcos de engorda e/ou porcas reprodutoras, “inscritos no respetivo livro genealógico em dezembro de 2022” e que tenham “submetido na base de dados de apoio ao Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), a declaração de existências de abril de 2023, comprovativa da detenção de efetivo das categorias especificadas no artigo anterior”, de acordo com uma portaria publicada no Diário da República.

Em consonância com o mesmo documento, são ainda abrangidos pela verba os produtores de bovinos de carne, ovinos e caprinos, apicultores e produtores de cereais praganosos de outono/inverno de sequeiro que preencham os requisitos necessários para serem beneficiários.

As condições adversas atravessadas no setor agrícola em toda a Europa (no caso de Portugal, a seca, especificamente) motivaram, pela primeira vez, a ativação da designada “Reserva Agrícola” com o objetivo de “promover a sustentabilidade económica da produção agrícola, a manutenção da sua atividade e a capacidade de abastecimento do mercado”.

Região de Cister - Assine Já!

O pacote total designado para Portugal totaliza 31,58 milhões de euros, sendo que cerca de 11,58 milhões serão provenientes da União Europeia e o restante é assegurado pelo Governo português que reforçou o apoio até ao limite máximo de 200%.

A distribuição do montante reserva 17,24 milhões de euros para produtores de bovinos de carne, 10,65 milhões para produtores de ovinos e caprinos, 320 mil euros para produtores de suínos de raças autóctones, 1,79 milhões para apicultores e 1,58 milhões de euros para produtores de cereais praganosos de outono/inverno de sequeiro. O pagamento do apoio será feito pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P até 31 de janeiro de 2024.

Fotografia: Município de Alcobaça

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!