Domingo, Março 3, 2024
Domingo, Março 3, 2024

Apoio financeiro para setores agrícolas abrange produtores do Malhado de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Malhado de Alcobaça é uma das três raças autóctones visadas pelo apoio financeiro de emergência atribuído pela União Europeia e pelo Governo. Nesse sentido, são beneficiados todos os produtores candidatos que detenham efetivo de suínos, de porcos de engorda e/ou porcas reprodutoras, “inscritos no respetivo livro genealógico em dezembro de 2022” e que tenham “submetido na base de dados de apoio ao Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), a declaração de existências de abril de 2023, comprovativa da detenção de efetivo das categorias especificadas no artigo anterior”, de acordo com uma portaria publicada no Diário da República.

Em consonância com o mesmo documento, são ainda abrangidos pela verba os produtores de bovinos de carne, ovinos e caprinos, apicultores e produtores de cereais praganosos de outono/inverno de sequeiro que preencham os requisitos necessários para serem beneficiários.

As condições adversas atravessadas no setor agrícola em toda a Europa (no caso de Portugal, a seca, especificamente) motivaram, pela primeira vez, a ativação da designada “Reserva Agrícola” com o objetivo de “promover a sustentabilidade económica da produção agrícola, a manutenção da sua atividade e a capacidade de abastecimento do mercado”.

Região de Cister - Assine já!

O pacote total designado para Portugal totaliza 31,58 milhões de euros, sendo que cerca de 11,58 milhões serão provenientes da União Europeia e o restante é assegurado pelo Governo português que reforçou o apoio até ao limite máximo de 200%.

A distribuição do montante reserva 17,24 milhões de euros para produtores de bovinos de carne, 10,65 milhões para produtores de ovinos e caprinos, 320 mil euros para produtores de suínos de raças autóctones, 1,79 milhões para apicultores e 1,58 milhões de euros para produtores de cereais praganosos de outono/inverno de sequeiro. O pagamento do apoio será feito pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P até 31 de janeiro de 2024.

Fotografia: Município de Alcobaça

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

“El Corte Inglés” de Turquel é um (Agro)êxito da freguesia

Quem entra no estabelecimento comercial Agro-Êxito, na Rua das Eiras, certamente não sai insatisfeito. Porque mesmo que não...

Suinicultura e pedra assumem importância na economia local

A economia de Turquel é caracterizada por setores de diversas áreas de atividade e pela resiliência dos seus...

Sociedade Filarmónica dá música há 110 anos

Há instituições que merecem ser evidenciadas não só pela qualidade, mas também pela longevidade. É o caso da...

União Desportiva de Turquel cada vez mais forte e com sucesso na forja

Fundada a 30 de junho de 1982, a União Desportiva de Turquel (UDT) vive um período próspero. As...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!