Terça-feira, Junho 25, 2024
Terça-feira, Junho 25, 2024

Bloco de Esquerda e Comissão de Utentes de Porto de Mós discutem sobre realidade da saúde no concelho

Data:

Partilhar artigo:

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, e o cabeça-de-lista do BE pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria, Rafael Henriques, estiveram reunidos esta quarta-feira com a Comissão de Utentes de Porto de Mós (Ur’Gente). Também presente esteve um representante médico da recém-criada Unidade de Saúde Familiar Serra de Aire e Candeeiros.

Na reunião, foi abordada a realidade da área da saúde no concelho. “À semelhança do que se tem assistido por todo o país, há falta de médicos de família e, por isso, assiste-se a um elevado número de utentes sem acesso à sua equipa de saúde familiar. Esta  jovem Unidade de Saúde Familiar, apesar de motivada, mas com apenas quatro dos onze médicos de família necessários para responder aos seus cerca de 15.000 utentes, encontra-se sobrecarregada, com cerca de 9.000 utentes (60%) sem médico de família”, nota o partido em comunicado.

No mesmo documento, o Bloco de Esquerda frisa que “são urgentes medidas que reforcem o Serviço Nacional de Saúde e o tornem atrativo para a fixação de médicos”. “Exclusividade facultativa para médicos com aumento remuneratório de 40%, subsídio de penosidade, incentivos para fixação em zonas carenciadas e autonomia das unidades na contratação de profissionais” são algumas das políticas que, de acordo com o partido, devem ter especial incidência em zonas com maior necessidade.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Construção de nova ponte do Rio da Areia está (finalmente) no terreno

Há dois anos e meio que não há forma de atravessar o Rio da Areia, em Valado dos...

Lucas Ribeiro viverá primeira aventura no andebol espanhol

O Atlético Valladolid é o novo clube do pataiense Lucas Ribeiro, ele que deixa o Póvoa AC, da...

Ausência de candidaturas motiva comissão admistrativa nos Bombeiros da Benedita

Estava marcada para a passada sexta-feira uma assembleia geral para a eleição de uma nova Direção da Associação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!