Um bebé do sexo masculino nasceu, às primeiras horas da manhã de quarta-feira, junto ao Clube Desportivo Pataiense, no interior de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pataias (BVP). Eram 7:31 horas quando a corporação recebeu o alerta para o transporte de uma parturiente, de 24 anos, residente na Légua, União de Freguesias de Pataias e Martingança, até ao serviço de obstetrícia do Hospital de Santo André, em Leiria.
Dado o estado avançado do trabalho de parto, os bombeiros foram obrigados a parar a ambulância várias vezes, até que, cerca de 10 quilómetros depois, em Pataias, a viatura foi imobilizada na Avenida do Clube Desportivo Pataiense, junto à sede da coletividade. Aos bombeiros juntou-se a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Leiria, que ajudou no parto, sem complicações. A criança nasceu às 8:10 horas, disse ao REGIÃO DE CISTER o comandante dos BVP, Leandro Bernardino, garantindo que “tanto a mãe como o bebé estão bem”, tendo sido transportados à unidade de saúde.
A experiência foi vivida pelo adjunto de comando, Márcio Christo, e pelo bombeiro Raúl Pesqueira, que assiste pela segunda a um parto numa ambulância ao serviço da corporação pataiense. O operacional, que conduzia a ambulância, explica que parou duas vezes no caminho, com Márcio Christo munido do kit de partos, mas “as ordens foram para seguir”. Acabaram por parar na vila, pela terceira vez, momento em que o bebé nasceu.