Sexta-feira, Maio 22, 2026
Sexta-feira, Maio 22, 2026

Nazareno Manuel Limpinho Águeda perdeu a vida aos 88 anos

Data:

Partilhar artigo:

Desapareceu, aos 88 anos, Manuel Limpinho Águeda, figura de destaque da cultura tradicional nazarena.

O nazareno foi autor e promotor da Casa-Museu do Pescador, uma obra dedicada aos pescadores da Nazaré que foi inaugurada em dezembro de 1999.

Recuperada e restaurada pelo entusiasta da etnografia local, o espaço representa o exterior e o interior de uma típica casa de uma família de pescador e ligada à venda de peixe nas décadas de 1930 a 1950. Ali podem ser admirados, para além dos utensílios domésticos e de mobiliário, também as artes de pescas e algumas miniaturas de embarcações nazarenas da época.

Região de Cister - Assine já!

A morte de Manuel Limpinho Águeda, detentor de um vasto espólio de réplicas de embarcações tradicionais da Praia feitas à escala, foi lamentada na reunião do executivo camarário, esta segunda-feira, pelos eleitos do PS, PSD e CDU.

Fotografia: Gisela Sarkilahti

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Vinhos da Quinta da Atela premiados a nível nacional e internacional

A Quinta da Atela, de Turquel, voltou a afirmar-se no setor vitivinícola ao conquistar três medalhas para vinhos...

Campanha de turismo interno lançada em Porto de Mós

O Turismo de Portugal lançou anteontem, no Castelo de Porto de Mós, a campanha “Não Procures Mais Longe....

Festas de Nossa Senhora da Nazaré regressam ao Terreiro do Sítio 26 anos depois

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré vão regressar à zona do Terreiro do Sítio e...

Famalicão terá unidade própria de Proteção Civil

Famalicão vai deixar de depender apenas da resposta municipal em situações de crise e passará a contar com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!