Sábado Magro, em frente ao mar, na Praia da Nazaré, entre as muitas centenas de foliões e vários curiosos, Joaquim “Gaivinha” sobressai na multidão. Homem de idade avançada, está trajado a rigor, igual aos mais de cem que o rodeiam, de pappillon e casaca de aba de grilo, com o mesmo brio com que há cinco décadas, em 1974, ajudou a fundar “Os Bicicletas”, um dos seis grupos que desfilaram nas ruas da vila.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A par de “Os Bicicletas”, sairam à rua as “Trotinetas”, os “Sakanagem”, as Alberqueras, os “Korrimões” e as “Tenantas”, que surpreenderam os aniversariantes com um enorme bolo no dia em que elas próprias assinalaram uma década no Carnaval na Nazaré e em que conseguiram ser o maior grupo do passado sábado, com 460 participantes.
As “Tenantas” – grupo que integra a rainha do Entrudo deste ano, Liliana Figueira, – distinguiram aquele que é um dos grupos mais antigos da Praia e que começou com uma brincadeira, no tempo em que “o pessoal se reunia na taberna”, como conta ao REGIÃO DE CISTER o presidente, Joaquim “Gaivinha”, que lembra que noutros tempos os “Bicicletas” percorriam as localidades próximas da Nazaré, como Paredes da Vitória e São Martinho do Porto. “É uma honra estarmos a fazer 50 anos”, confidencia Joaquim “Gaivinha”, que não tem dúvidas de que os “Bicicletas” “têm contribuído para o êxito do Carnaval da Nazaré”. O grupo, composto de homens, jovens e crianças, leva um máximo de 120 participantes por causa da logística.
Contente pelo sucesso do Sábado Magro, o presidente da Câmara em exercício, Manuel Sequeira, deixou elogios ao dinamismo que os grupos imprimem ao Carnaval da Nazaré. Ele próprio “Bicicleta” há várias décadas, Manuel Sequeira reconhece, com satisfação, que é “um dia quase caótico para o município”.
O dia ficou ainda marcado pelo São Brás, ou a tradicional romaria ao monte de São Bartolomeu, onde houve baile, convívio e piqueniques. A festa no pinhal juntou, como habitualmente, milhares de pessoas. Aquela que é uma das mais antigas romarias na região e que marca o início dos festejos de Carnaval é adorada por nazarenos, mas também por visitantes de toda a região. Como diz o mote deste ano, “Tá mea praia alevantada” para gozar o Entrudo na Nazaré.