“Juntos vamos dar a volta ao mundo” foi o slogan do projeto “Desafio 5km”, lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e no qual participaram 240 alunos da Escola Secundária de Mira de Aire.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa, de âmbito internacional, decorreu entre os passados dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro, com os estudantes do estabelecimento de ensino mirense, que pertence ao Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, a responderem à chamada e a darem, também eles, “a volta ao mundo” – ainda que de forma virtual.
O desafio poderia ser realizado de bicicleta, a nadar, a correr ou, simplesmente, a caminhar, sendo que, no final de cada exercício, e independentemente do percurso conseguido, os alunos apenas tinham de registar a marca alcançada nas suas redes sociais (cuja partilha deveria conter a hashtag #LPCCdesafio5km), para que no final todos os resultados fossem contabilizados.
No caso concreto dos alunos da Escola Secundária de Mira de Aire, a prova foi superada com distinção, tal como, de resto, afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós ao REGIÃO DE CISTER.
“O desafio foi concluído com sucesso e toda a comunidade escolar ficou, naturalmente, extremamente orgulhosa pelo feito dos nossos alunos”, assume Pedro Vala.
Ainda de acordo com aquele docente, “tratou-se de uma demonstração de elevado mérito cívico dos alunos, uma vez que em causa estava uma iniciativa de cariz solidário e com grande relevo na sociedade portuguesa, já que estamos a falar da luta contra o cancro”.
E a forma como o desafio foi lançado potenciou, também, a interação entre os alunos. Porque, afinal de contas, cada vez que um estudante terminava o seu exercício e registava os seus resultados, era também instado a convidar, através da rede social na qual inseria os dados da sua prova, outros cinco amigos a participarem neste projeto.
“Sim, podemos chamar-lhe como que um efeito dominó e esse facto terá sido também importante para que mais alunos participassem no desafio, sem dúvida”, acrescentou ainda o diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.
O orgulho de Pedro Vala estava bem patente nas palavras que dirige à comunidade: “O mérito é, por inteiro, dos alunos participantes, que deram uma prova cabal de cidadania e de preocupação com o próximo, sendo que, com isso, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós voltou a ficar extremamente bem visto perante toda a comunidade”.