“O Circo das Cores” é o título do livro de Rita Matos que acaba de se estrear na literatura infantil.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A publicação da Flamingo Edições, lançada no passado dia 17 de fevereiro em Porto de Mós, tem como personagem principal Íris, que celebra os seus primeiros seis meses de vida num circo, onde convive com sete palhaços. Íris representa o arco-íris e os palhaços as suas sete cores e respetivas emoções associadas, como a alegria, a tristeza ou a raiva.
Numa certa fase da festa, Íris começa a chorar porque os palhaços começam a discutir e eles percebem que têm de se unir para que ela se acalme.
Inspirado na filha da autora, o conto infantil resultou de um desafio lançado pela creche da mesma, em 2016, que propunha aos encarregados de educação a criação de uma história. “Através deste livro, pretendo transmitir às crianças, e também aos pais, valores morais que cada vez são mais importantes e, por vezes, esquecidos, mas também passar a ideia de que não nos podemos entregar aos problemas, mas sim tentar ultrapassá-los, acreditando sempre nos nossos sonhos”, sublinha Rita Matos, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Nesta história, Íris vai também atrás do seu sonho que é ter a família e os amigos, todos em paz, à sua volta”, acrescenta a escritora natural de Porto de Mós.
As ilustrações da obra estão a cargo de Carolina Almeida (na fotografia, à direita), aluna do 8.º ano do Instituto Educativo do Juncal, selecionada para desenhar as personagens do livro e para as colorir da forma mais criativa, após o repto lançado pela autora à instituição de ensino para eleger um jovem talento.
“O Circo das Cores” encontra-se disponível na Fnac, na Wook, na Bertrand e na Livraria Atlântico.