Está a decorrer, desde o passado dia 21, o concurso público para a empreitada de construção da rede de esgotos da zona da EN 242 entre Pataias e Martingança.
Este conteúdo é apenas para assinantes
De acordo com o procedimento, publicado em Diário da República, os trabalhos têm um valor base de mais de 516 mil euros e um prazo de execução de um ano.
O saneamento projetado para a EN 242 abrange cerca de 2,2 quilómetros no troço entre a Ferraria de Pataias e os Calços, na Martingança, até ao cruzamento para a Burinhosa.
“Trata-se de uma obra muito importante, não só pelas habitações, mas pelos vários polos industriais que existem naquele troço”, considera o secretário da Junta, Dário Moleiro, referindo-se às dezenas de fábricas instaladas ao longo da EN 242 entre a vila de Pataias e a aldeia da Martingança. O elemento do executivo explica que a obra inlcui dois escoamentos e uma travessia a meio do trajeto.
A obra vem melhorar a taxa de cobertura de saneamento na União de Freguesias, onde ainda existem várias localidades sem esgotos. É o caso das localidades de Pisões, Mélvoa, Paio, Vale Furado, Légua e Falca, bem como do vale de Paredes da Vitória e de algumas artérias de Pataias e Martingança. “Algumas ruas não têm por uma questão de ponto”, esclarece Dário Moleiro. O secretário da Junta estima que a cobertura de saneamento se cifre atualmente nos 60 a 70 por cento.
À semelhança da empreitada que vai avançar nos Calços e Ferraria, o saneamento nos Pisões, Mélvoa e Paio é encarado pelo executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança também como uma prioridade.
Apesar das tentativas, não foi possível ouvir o vereador responsável pelos Serviços Municipalizados, Paulo Mateus, ou o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, quanto a previsões para que o saneamento naquelas localidades seja igualmente uma realidade.
A empreitada de saneamento dos Calços-Ferraria está integrada nos projetos inscritos no orçamento municipal de 2024, que foi aprovado em dezembro último. Os 9,8 milhões de euros destacados para os Serviços Municipalizados de Alcobaça incluem ainda a substituição da conduta elevatória de água entre Chiqueda e Alcobaça e a ligação do furo de Coz ao reservatório de Montes. No mesmo pacote está ainda a aquisição de uma nova viatura de limpeza de fossas e desentupimento de saneamento, para uma maior resposta aos cidadãos de todo o município.