Dirigentes de seis universidades seniores do Oeste estiveram reunidos, na quarta-feira da passada semana, para alinhar estratégias até ao final do ano letivo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Há vários anos que aquelas organizações promovem encontros de trabalho e iniciativas conjuntas. Para além de Pataias, na reunião estiveram representantes das universidades de Alcobaça, Benedita, Rio Maior, Peniche e dos Projetos de Vida Sénior da Marinha Grande.
O próximo evento que junta as organizações acontece na próxima quinta-feira, dia 14, em Alcobaça. A anfitriã é a Universidade Sénior de Alcobaça, responsável por organizar a edição de 2024 do encontro anual de poesia das universidades sénior do Oeste. Este ano, os alunos vão declamar poesia alusiva ao 25 de Abril.
Depois de março, a 9 de abril as US do Oeste marcam presença no encontro de grupos musicais, que este ano decorre na Nazaré. Segue-se o encontro de música da Rutis (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), na Benedita, onde participam também universidades de outros pontos do País.
A 4.ª festa das US do Oeste vai acontecer em Óbidos, em maio, pela mão da Universidade Sénior de Peniche, que estima receber cerca de 400 pessoas.
A rede das US do Oeste integra as universidades de Alcobaça, Pataias, Benedita, Nazaré, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Peniche e Torres Vedras. Também já incluiu a universidade sénior de Alfeizerão, que, entretanto, encerrou atividade.
“A rede reúne informalmente, embora sempre com um registo formal através de atas e em época de aulas, todos os meses alternando por todas as universidades por ordem do alfabeto”, explica Fátima Mota, da direção da US de Pataias. Para a dirigente, “a rede das universidades do Oeste está para além do que se vê”, já que é um espaço de “partilha de vivências e experiências, de auxílio mútuo, quer em termos formais quer em termos de afeto”.
Para além dos encontros da festa anual, dos encontros de poesia e música, as US do Oeste promovem todos os anos um festival de teatro, para além de algumas visitas conjuntas. “A rede enche de vida as universidades”, resume a diretora da US de Pataias.
Na região, as primeiras universidades para seniores foram criadas em 2006, em Alcobaça e na Benedita. Seguiu-se, em 2008, a Nazaré, onde foi criada a sede, na vila, e três polos, em Fanhais, Famalicão e Valado dos Frades. A mais recente é a US de Pataias, constituída há uma década.