Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Legislativas: AD triunfou em 12 dos 16 concelhos do distrito de Leiria

Data:

Partilhar artigo:

A Aliança Democrática foi a candidatura que reuniu maior preferência no distrito de Leiria, tendo ganho, além dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós, em Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Óbidos, Pedrógão Grande e Pombal.

A coligação, que conquistou 96.311 votos no distrito (35,21%), elegeu cinco deputados para a Assembleia da República (AR), sendo que a vimeirense Liliana Sousa, n.º 6 pelo círculo de Leiria, ficou à beira de entrar, pela primeira vez, no Parlamento.

Já o PS, que havia ganho no distrito pela primeira vez em 2022, foi o grande derrotado da noite eleitoral, tendo perdido dois deputados na AR. Os socialistas, que obtiveram 22,50% dos votos (61.535) triunfaram apenas nos municípios da Nazaré, Castanheira de Pêra, Marinha Grande e Peniche, elegendo, assim, três deputados, entre eles o nazareno Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine Já!

Ao invés, o Chega reforçou o estatuto de terceira força política no distrito, tendo quase triplicado o número de votos em relação às últimas legislativas. Pelo partido, que registou 19,66% (53.765) dos votos no distrito, foram eleitos dois deputados, mais um do que na última legislatura.

A Iniciativa Liberal foi a quarta força política mais escolhida no distrito de Leiria, com 5,65% (15.446) dos votos, todavia, sem conseguir eleger qualquer deputado. Recorde-se que o vestiariense Miguel Silvestre era o cabeça de lista pelo círculo de Leiria.

No top-5, seguiu-se o Bloco de Esquerda, com 4,29% (11.736).

No universo de eleitores do distrito, destaque para o facto de se terem deslocado às urnas 273.515 votantes, o que significa 66,36% do eleitorado.


AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!