Melanie Santos vai representar Portugal pela segunda vez na carreira numa edição dos Jogos Olímpicos.
A alcobacense viu a Seleção Nacional apurar-se na disciplina de estafeta mista depois do cancelamento da etapa de Abu Dhabi, que permitiu assegurar o 9.º lugar do ranking mundial, para o qual contribuiu. Assim, Portugal conseguiu a qualificação na disciplina, onde a triatleta do Benfica será, ao que tudo indica, uma das escolhidas, assim como na prova individual.
É que o apuramento olímpico na estafeta mista permite a Portugal ter quatro representantes nas provas individuais, dois no feminino e dois no masculino.
No escalão feminino, Melanie Santos volta a ser um nome forte para representar o país no maior palco do mundo do desporto, cuja edição realiza-se entre 26 de julho e 11 de agosto.
Esta será, assim, a segunda presença da atleta numa edição dos Jogos Olímpicos. Na estreia, em 2021, foi 22.ª classificada em Tóquio (Japão).
Por seu turno, na calha para participar pela quarta vez na carreira nos Jogos Olímpicos está João Pedro Silva. O beneditense está a recuperar de uma lesão, mas integra a lista de selecionáveis para representar Portugal na estafeta mista e também na prova individual.
O experiente triatleta, que também representa o Benfica, carrega o estatuto de atleta do concelho de Alcobaça que mais vezes participou na maior competição do mundo do desporto. Caso seja selecionado para Paris, fará, tudo indica, a despedida num palco onde já levou por três ocasiões o nome de Portugal, do concelho de Alcobaça e da freguesia da Benedita.