“Projeta a sua casa e a floresta dos incêndios”. É sob este mote que a Proteção Civil alerta os proprietários de terrenos para as limpezas dos mesmos, sendo que o prazo legal para o efeito termina dentro de sensivelmente um mês, mais propriamente no próximo dia 30 de abril.
Ainda de acordo com o anúncio feito pelas autoridades, “é obrigatório limpar uma faixa de gestão de combustível em redor das edificações”, pelo que estão a decorrer ações de fiscalização da GNR, em colaboração com as Juntas de Freguesia, para que sejam identificados os proprietários dos terrenos que ainda não estão devidamente limpos.
O REGIÃO DE CISTER questionou o vereador da Câmara de Alcobaça responsável pelo pelouro da Proteção Civil, que demonstrou a sua satisfação com a recetividade dos donos dos terrenos em cumprirem o que é legalmente obrigatório.
“Felizmente que, nos últimos anos, os proprietários dos terrenos têm sido, regra geral, cumpridores com as suas obrigações e, nesse sentido, fica desde logo diminuída a probabilidade de incêndios florestais. Algo que, como é evidente, é do agrado comum, uma vez que, especialmente na época de verão, os fogos representam uma enorme perigosidade para toda a população”, analisou Paulo Mateus.
Ainda de acordo com o autarca, “o trabalho que está a ser realizado pelas autoridades competentes, nomeadamente as forças de segurança, visa a sensibilização dos proprietários dos terrenos para que estes cumpram os prazos legais estipulados para as respetivas limpezas”.
Uma vez que a obrigatoriedade legal para o efeito termina apenas no final do próximo mês, Paulo Mateus apela a todos aqueles que ainda não limparam a faixa de gestão de combustível em redor das edificações que “o façam nas próximas semanas”.