O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso no próximo mês e volta a trazer ao concelho da Nazaré alguns dos nomes de referência do panorama nacional e internacional. Nesta 27.ª edição do evento serão apresentados oito concertos, dois dos quais que assinalam o cinquentenário do 25 de Abril.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Mais uma vez, trazemos originalidade e música que faça o público pensar. É esse o nosso principal objetivo”, sublinha o diretor artístico do festival, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Voltamos a apresentar concertos fantásticos e ímpares que os espetadores dificilmente voltarão a assistir fora do Valado”, acrescenta Adelino Mota.
A programação abre com a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades e a DixieNaza Jazz Band vai atuar na Praça 25 de Abril, às 15 horas, num concerto que comemora o aniversário da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR).
No dia 4, a Big Band do Município da Nazaré sobe ao palco do Cine-teatro da vila para apresentar o programa “Abril no jazz”, às 22 horas, com a participação especial de João Afonso. “Flores de Saramago”, o outro concerto alusivo ao 25 de Abril acontece no dia 11, no mesmo local, e terá como protagonista o quinteto Paula Oliveira.
Outro dos destaques desta edição é a atuação da dupla Mano a Mano, a 18 de maio, na sala da BIR, que regressa ao festival acompanhada por Rita Redshoes.
Pelo segundo ano consecutivo, o festival de Valado dos Frades recebe, no dia 24, três músicos franceses que vão tocar ao vivo com outros três artistas locais, no âmbito da parceria com o Capbreton Jazz Festival. É também graças a essa colaboração que o trio Remi Panossian atua na sala da BIR no dia 25 de maio, às 22 horas, encerrando assim esta 27.ª edição do festival.
Estas são algumas das propostas do festival de jazz mais antigo da região Centro.