A Veco Urban Design é uma empresa de referência no setor do mobiliário urbano e os números ajudam a comprovar: em 2023, a empresa, sediada na Zona Industrial do Casal da Areia, faturou aproximadamente 8 milhões de euros, sendo que 23% desse valor resultou em vendas para o mercado externo. “A exportação tem um impacto muito positivo e um crescimento muito interessante”, explicou o gestor de exportações e fornecedores ao REGIÃO DE CISTER, adiantando que o “início é sempre mais demorado, dada a especialidade da área”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
E onde estão hoje em dia os equipamentos de mobiliário urbano da Veco Urban Design? “Exportamos maioritariamente para Itália, Espanha e França. Nos últimos três anos, iniciámos parcerias de exclusividade com França, Croácia, Israel e mantivemos os contactos com Cabo Verde e Dubai”, revelou João Vergílio, notando que a empresa quer ganhar expressão no mercado central europeu. “Em outubro do ano passado, estivemos presentes na maior feira europeia da área, em Colónia, na Alemanha, com o objetivo principal de lançarmos a nossa marca para o mercado central europeu. Desde então, temos estado em contacto com Dinamarca e a Lituânia”, salientou.
O processo de exportação da Veco Urban Design começou há mais de uma década, mas ganhou maior dimensão a partir de 2015. “Já tínhamos exportado em anos anteriores para Brasil, Cabo Verde, Angola, mas em 2015 começámos a apostar mais na Europa e o percurso, quase uma década depois, tem sido fantástico. Tanto pela aceitação e reconhecimento do nosso produto, como pela valorização”, justificou o responsável, acrescentando que a empresa, enquanto fabricante, tem “sempre a vantagem do preço e do controlo de qualidade”. Para este resultado, muito tem contribuído a presença em feiras internacionais. “A presença em feiras internacionais é o maior fator para alavancar a marca, mas o ciberespaço tem sido um aliado perfeito para nos destacarmos”, confidenciou.
A empresa especializada em mobiliário urbano, parques infantis e equipamentos fitness e workout foi fundada em 1977, por João Rebelo, atual CEO, e tem crescido a um ritmo interessante. Dá emprego, em média, a 60 colaboradores, e aposta na inovação, seja nos produtos seja nas instalações. “Estamos em constante mudança e desenvolvimento de novos produtos”, garantiu. “Além disso, nos últimos três anos otimizámos a mão de obra e a qualidade de trabalho com a construção de mais duas infraestruturas que nos permitiram atingir uma área de total de aproximadamente 20 mil metros quadrados”, notou o gestor de exportações e fornecedores.