No âmbito da 6.ª Semana de Imersão Linguística em Portugal, Alvados acolhe, a partir deste sábado, 113 estudantes de português a residir em França, com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos.
Promover a língua e a cultura portuguesa junto das crianças e dos jovens luso-descendentes, estimulando e consolidando os seus vínculos, são os principais objetivos do projeto que decorre até ao próximo dia 20. A iniciativa é da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França, numa parceria com a Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental e com o comité de geminação de Le Plessis-Trévise, cidade da região parisiense geminada com Ourém desde 1992, e reúne alunos de Paris, Haute Savoie e Grenoble.
Segundo a organização, esta experiência de imersão linguística e cultural portuguesa inclui visitas que as diferentes atividades lúdicas permitirão o “enriquecimento do conhecimento” do País e da sua história. “As diferentes tarefas vão estimular o uso da língua nas situações quotidianas e criar condições para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos”, sublinha Adelino Oliveira de Sousa, professor de português, que acompanhará os participantes na visita a Portugal.
Entre as atividades consta a visita a uma exposição alusiva ao 25 de Abril, às grutas de Santo António, ao Jardim Zoológico de Lisboa e à cidade de Ourém. Os luso-descendentes vão também participar em atividades no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e numa ação de limpeza na praia de São Martinho.