Quarta-feira, Maio 29, 2024
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Barco do Candil enriquece exposição de embarcações tradicionais na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o espólio com a instalação do barco do candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré, que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco.

A embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, uma técnica tradicional da Nazaré, que ocorre à noite, utilizando as redes de cerco e luz de candeio para atrair carapau, sardinha e petinga.

Pertencente a Eduardo Veríssimo Chalabardo, foi doado pela família à Câmara da Nazaré para integrar a exposição de embarcações tradicionais, que existe desde 2015.

Região de Cister - Assine Já!

Eduardo Chalabardo nasceu a 20 de setembro de 1936. Participou nas viagens de pesca ao bacalhau nos bancos da Terra Nova, como muitos outros habitantes, durante o Estado Novo, sendo presença nas campanhas, sazonais, que se estendiam de abril a novembro de cada ano. Foi membro do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau. Faleceu a 22 de agosto de 2021, aos 84 anos da idade.

“Amor de Filho” junta-se às embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!