O curso de Segurança e Salvamento em Meio Aquático, que será pioneiro a nível nacional, é a grande novidade da oferta formativa para o ano letivo de 2024/2025 da Escola Profissional da Nazaré (EPN). A oferta formativa foi apresentada, na passada sexta-feira, durante um almoço pedagógico, nas instalações da antiga Escola Primária nº 2 da Nazaré.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O diretor pedagógico da EPN, em declarações aos jornalistas, explicou os motivos que levaram à preparação e integração do curso profissional de Segurança e Salvamento em Meio Aquático na oferta formativa do próximo ano letivo. “Percebemos que era uma área em que existe muita necessidade, não só aqui na Nazaré, como em todo o País. Ao longo de todo o ano, precisamos de ter nadadores-salvadores, também pelo fenómeno recorrente das ondas gigantes”, justificou Mário Vidal, revelando algumas especificidades sobre o curso. “Através de uma parceria que fizemos com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR) e com outros parceiros conseguimos atribuir um upgrade ao curso que já existia”, avança o docente.
Os alunos interessados em trabalhar no ramo da Segurança e Salvamento em Meio Aquático vão encontrar um curso com um tronco comum a outras opções e uma parte altamente especializada na área, permitindo que, no futuro, os alunos possam trabalhar em praias, ondas gigantes, piscinas, rios ou cruzeiros. “A formação técnica é toda direcionada para a segurança e o salvamento, tendo várias componentes práticas dadas na praia”, acrescenta o diretor pedagógico da escola profissional.
Outra das novidades da oferta formativa da EPN para o próximo ano letivo é o curso profissional de Técnico de Ação Educativa, que pretende formar alunos para trabalhar em creches, jardins de infância, escolas, instituições de solidariedade social e outras estruturas de apoio escolar e familiar. “É um curso que vai preparar quem gosta de trabalhar com crianças, sobretudo, a prestar cuidados básicos, a desenvolver atividades lúdicas e pedagógicas para se relacionarem com elas e cuidar em diferentes ambientes”, elucida a psicóloga da EPN, Filipa Oliveira.
A proposta formativa da EPN para o ano letivo de 2024/2025 fica completa com os cursos de Cozinha – Pastelaria, Comunicação e Serviço Digital, Turismo, Desporto, Restaurante – Bar e Mecatrónica Automóvel, já a funcionar nos últimos anos letivos.
Atualmente, a EPN contabiliza cerca de 200 alunos, distribuídos por dez turmas dos cursos enunciados, preparando-se para dar continuidade ao crescimento sustentado com os novos cursos. As inscrições já estão abertas.