A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero Poluição em 2024 e o concelho de Alcobaça continua a ser um dos melhores classificados, mantendo as praias Água de Madeiros, Légua e Pedra do Ouro. Estas três praias recebem a distinção desde 2016, o que coloca o município no topo do País. O galardão foi igualmente atribuído à praia do Salgado, no concelho da Nazaré.
Este ano, a Zero identificou 59 praias Zero Poluição, a nível nacional: mais cinco praias que em 2023 e, pela primeira vez, duas águas balneares interiores. As Praias Zero Poluição representam 9 por cento do total das 664 águas balneares existentes, um aumento de um por cento, mais cinco praias em relação às 54 classificadas no ano passado.
Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
A entidade ambientalista identificou as praias que, em 2021, 2022 e 2023, não só tiveram sempre classificação “excelente”, como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias.