Há seis empresas na região de Cister – três em Alcobaça, duas em Porto de Mós e uma na Nazaré – que foram distinguidas como “Gazela” 2023.
Em Alcobaça, o galardão foi entregue à Razões Teóricas, Unipessoal e à Transportes António Horta. Houve ainda mais uma empresa reconhecida, mas que não deu autorização para a sua divulgação. As três empresas galardoadas colocam, assim, o concelho em 2.º lugar no ranking da região Oeste, apenas superado por Torres Vedras (cinco empresas). No distrito, só o concelho de Leiria, com 12 empresas “gazela”, superou os concelhos de Alcobaça, Marinha Grande e Batalha, que viram três empresas serem reconhecidas com este estatuto.
Em Porto de Mós, as empresas “gazela” 2023 foram entregues à MB Ceramics e à Movefreight Transportes, sendo batido um recorde de empresas com este selo no concelho.
Na Nazaré, destaque para a Marketingable (Oonify), que se torna na primeira empresa, com sede naquele concelho, a ser reconhecida em dez edições do galardão.
A atribuição da certificação foi feita, pelo 10.º ano consecutivo, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e distingue “empresas jovens (com idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação) e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo”, com base “em informação económica disponível relativamente ao ano de 2022”, avança a CCDRC.
Ainda de acordo com esta entidade, as empresas “Gazela” são reconhecidas como “organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, nos quais afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de emprego”.
No apuramento das “Gazela 2023”, foram considerados os seguintes critérios nas empresas: ter sede na Região Centro, constituição entre 2014 e 2019, crescimento do volume de negócios superiores a 20,0% ao ano em 2020, 2021 e 2022, empregar mais de 10 empregados em 2022 e possuir faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2022. A última vez que a região de Cister viu serem distinguidas empresas com aquele selo foi em 2022, relativamente ao ano de 2021, quando a construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC – Caixilharia LDA, sediada na Cela Nova, foram reconhecidas pela CCDRC. Na edição passada, os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós não tiveram qualquer empresa galardoada com o selo “Gazela”.
As 135 empresas gazela distinguidas, na presente edição, constituem um novo máximo registado nos últimos 12 anos.