“Vive les Vacances!” [Viva as Férias] é o título do primeiro livro da coleção “L’imagier des petits Lusophones” [O Livro Ilustrado dos pequenos lusófonos] de Tiago Martins, que pretende introduzir às crianças com raízes familiares portuguesas a língua, a cultura e o património de Portugal de uma forma divertida.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A obra editada pela Cadamoste Éditions e que estará disponível a partir do próximo mês, mesmo a tempo das férias escolares grandes, dá a conhecer a realidade de milhares de emigrantes que regressam ao País no verão.
O livro infantil apresenta “mais de 120 palavras ilustradas com cores vivas, recomendações de visitas, cantigas e jogos, através de uma abordagem bilingue para favorecer uma imersão natural na língua portuguesa”, avança o autor, ao REGIÃO DE CISTER.
A praia da Nazaré, o Castelo de Porto de Mós ou a Igreja da Barrenta, aldeia da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, de onde a família de Tiago Martins é natural, são alguns dos locais da região que aparecem na história. A obra destaca ainda algumas tradições de Vila Real, terra da ilustradora Romane Mendes.
”Infelizmente, a aprendizagem do português é de difícil acesso e pouco difundida em França e vários estudos têm demonstrado a importância e os benefícios de falar várias línguas desde a idade escolar”, defende Tiago Martins. “O objetivo é motivar as crianças a dar os passos necessários para aceder mais tarde a cursos na escola, numa associação ou online”, acrescenta o luso-francês.
A coleção “L’imagier des petits Lusophones” contempla outros três livros que vão ser lançados até ao final do próximo ano. “Voyage dans le temps!” [Viagem no Tempo], o segundo volume que está disponível no verão do próximo ano, irá ensinar aos mais pequenos a história de Portugal, desde o tempo dos dinossauros.
Há cerca de dois anos, Tiago Martins lançou o livro de gastronomia “L’histoire du Portugal dans mon Assiette” [A História de Portugal no prato] que apresenta mais de 60 receitas de diferentes chefes portugueses, de pratos de restaurantes como “A Gralha”, em Alvados, e “Dom Abade”, nas Pedreiras, e também de cocktails de ginja M.S.R e do gin da Lemos Figueiredo, de Alcobaça. A publicação tem ainda em destaque produtos da região, como a Maçã de Alcobaça ou o Pão-de-ló de Alfeizerão.
O luso-francês é também o autor do projeto “Aldeia Artística”, iniciado em 2020, que expõe, todos os anos, na Barrenta, obras de diferentes artistas. A próxima edição regressa em agosto e terá como tema central os 20 anos da estátua do Velho da Morada.