O Palácio de Cedofeita – Reabilitação da Casa Honório de Lima, no Porto, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, na categoria “Restauro”. Envolvida no projeto de requalificação do edifício, liderado pelo arquiteto José da Costa Seabra, esteve a Carpilux, empresa sediada na Nazaré que “desempenhou um papel crucial neste renascimento”.
A entidade, especializada em caixilharia de madeira, foi responsável pela instalação de todas as janelas de madeira, explicando, em comunicado, que aquele trabalho foi crucial para “preservar o carácter e a integridade do edifício”. “Com cada janela cuidadosamente trabalhada e instalada, a Carpilux não só contribuiu para a beleza estética do Palácio da Cedofeita, mas também para a sua funcionalidade e sustentabilidade”, afirma a empresa numa publicação feita nas redes sociais.
Em 2024 estiveram a concurso 80 projetos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, oriundos de 23 concelhos.
Recorde-se que, em 2023, a reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça em Unidade Hoteleira também venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Turismo.