O aluno do 6.º ano da Escola Básica 2, 3 D. Pedro I, de Alcobaça, Pedro Sousa, foi o grande vencedor das Olimpíadas da Cultura Clássica, no escalão A, a nível nacional. O estudante viu o seu projeto ser distinguido entre mais de 2 mil projetos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Pedro Sousa escolheu o tema “Titãs” para desenvolver o seu projeto que, segundo o professor orientador, consistiu “na criação de vários titãs, utilizando materiais reciclados, essencialmente, garrafas de plástico, para a realização do trabalho”. João Nunes destaca ainda outros aspetos que justificaram a atribuição do prémio ao aluno do estabelecimento de ensino que integra o Agrupamento de Escolas de Cister. “Com muita criatividade, o Pedro conseguiu transmitir a história que está na base dos titãs numa escultura”, explica o docente de Educação Visual, acrescentando que o trabalho “é partilhado porque não é feito apenas na sala de aula, visto que envolve também elementos como os professores da biblioteca escolar.
Para as Olimpíadas da Cultura Clássica, a D. Pedro I disponibiliza sessões de esclarecimento para os alunos, na biblioteca da escola, relativamente aos temas que são propostos anualmente. Depois, os estudantes desenvolvem os seus projetos nas aulas de Educação Visual. A partir desses projetos são realizados trabalhos finais, sendo que os melhores são selecionados por um júri, na fase escolar, e enviados para Lisboa para eleger o melhor do País. João Nunes mostra satisfação pelo prémio, esperando que possa “incentivar mais alunos em futuros concursos”. As Olimpíadas da Cultura Clássica decorrem fruto da parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fazendo parte do Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes do AE Cister.