“Azulejos Reciclados” é o título da exposição da autoria da arquiteta Ana Rita Rodrigues que pode ser visitada no Posto de Turismo de Porto de Mós até ao dia 7 do próximo mês.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A mostra de carácter intimista, inspirada no azulejo de cerâmica tradicional, dá a conhecer uma amostra do trabalho que a Tailoredtile tem vindo a desenvolver ao longo do seu percurso, apresentando painéis que exibem desenhos realizados por encomenda a partir de fotografias, assim como outras obras desenvolvidas com recurso ao plástico reciclado, num total de 16 trabalhos.
Em destaque está um painel de grande dimensão que tem a vila de Porto de Mós como pano de fundo. Após a exibição no Posto de Turismo, a obra será entregue ao Município, entidade organizadora da exposição, assim como a Igreja de São Miguel, do Juncal, de forma a homenagear a terra natal da arquiteta responsável pelo projeto.
“A Tailoredtile tem a sua área de atuação muito direcionada para a customização. Os clientes enviam-me uma fotografia e eu faço o desenho da mesma, deixando um pouco dos meus rabiscos por diferentes casas”, explica Ana Rita Rodrigues ao REGIÃO DE CISTER.
Atualmente a residir em Porto de Mós, foi também na vila que a arquiteta abriu o seu ateliê de arquitetura. “Lá, desenvolvo projetos de arquitetura e de remodelação, deixando um pouco da visão artística em todos os trabalhos que desenvolvo”, avança. Em 2018, finalizou a tese de mestrado sobre a Tailoredtile e recebeu financiamento do StartupVoucher para desenvolver o modelo de negócio. Foi dessa forma que a empresa conseguiu dar os primeiros passos e crescer, paralelamente ao projeto de arquitetura.
No ano passado, Ana Rita Rodrigues projetou um mural no Juncal, que resultou de uma parceria com a autarquia local e que foi inaugurado em setembro, no âmbito da Festa do Freguês.
Na obra foram expostos 90 quilogramas de plástico reciclado, num total de mais de 1.400 azulejos pintados em aguarela com cores vivas pelos alunos das escolas do concelho. Cada azulejo representou cada criança que participou na Semana da Educação do ano passado que teve como mote “Sentir Juncal”.
No mural foram pintados diferentes padrões desenvolvidos em formas muito básicas, que simbolizaram os primeiros passos das crianças na arte da pintura.
Para já, no Posto de Turismo de Porto de Mós, “Azulejos Reciclados” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.