Foi uma autêntica romaria o que aconteceu durante o passado fim de semana, com 5 a 6 milhares de pessoas a acorreram às imediações do mercado municipal para celebrar os Santos Populares. É, pelo menos, essa a estimativa da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (Ufav).
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Ainda não foi contabilizado, mas creio que estará dentro desse intervalo”, apontou a presidente da Ufav, organizadora do evento com o apoio logístico do município. Ao REGIÃO DE CISTER, Isabel Fonseca falou “numa das melhores edições de sempre” dos Santos Populares. ”Foi, sobretudo, um ano de consolidação. Creio que jamais poderá deixar de se realizar os Santos Populares”, sublinhou a autarca, ainda afónica, tal foi a euforia.
O espírito acabou por ser refletido nas associações, representadas nas tasquinhas e nas marchas, algo que a socialista considera já estar “enraizado”. “Já faz parte de cada associação, que já considera este um fim de semana especial”, salientou.
Durante três dias, o evento foi animado pelos concertos, pelas marchas, pela restauração e pelo convívio salutar entre toda a comunidade. Mas a presidente da Ufav destaca dois pontos. Primeiro, a forma como cada grupo e artista “soube retribuir a forma como foi recebido pelas diversas entidades”, e segundo a participação de Luciana Abreu. A artista foi a responsável pela apresentação das marchas e foi muito acarinhada pelo público, algo que, segundo Isabel Fonseca, a atriz soube retribuir na perfeição. “A forma como interagiu com a comunidade, e vice-versa, demonstra que também ficou imbuída no espírito dos Santos Populares em Alcobaça”, justificou.
As celebrações prolongaram-se noites dentro e a diversão foi a palavra-chave.
Ainda assim, e porque a ambição é de melhorar ano após ano, a Ufav vai realizar inquéritos às associações e entidades parceiras para identificar o que correu melhor e pior, de forma a que, na edição de 2025, o certame seja um sucesso ainda maior.