Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Projeto “Origami” continua a promover a união entre famílias e escolas no concelho

Data:

Partilhar artigo:

Depois de ter sido implementado pela primeira vez em 2015, o projeto “Origami” regressou a várias escolas do concelho de Alcobaça no ano letivo de 2023/2024, tendo terminado no passado dia 20, na Escola Básica 1 de São Martinho do Porto. Uma vez mais, a iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça voltou a unir famílias e várias escolas do concelho.

O projeto “Origami” consiste num “programa de promoção de desenvolvimento de competências sócio emocionais, focado na complementaridade de papéis educadores/famílias”.

A Câmara de Alcobaça defende, em comunicado, que as habilidades sociais, emocionais ou académicas dos estudantes “são melhor estimulados se existirem redes de apoio e de reforço mútuos, pois as competências sócio emocionais desenvolvem-se de cada vez que a criança interage com os seus pais, pares, professores ou outros”, pode ler-se na nota informativa que acrescenta ainda que a iniciativa “promove a autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização e conta com a participação direta dos pais”.

Região de Cister - Assine Já!

O projeto “Origami” foi trabalhado no Centro Escolar de Alfeizerão, na EB1 de São Martinho do Porto, no Centro Escolar da Cela, na EB1 do Vimeiro, no Centro Escolar da Benedita e na EB1 de Pataias, totalizando 83 sessões, sendo que sete delas tiveram 160 participações de encarregados de educação, enquanto as restantes 76 contabilizaram cerca de 1600 participações de crianças das seis turmas envolvidas.
Nos próximos anos, o programa poderá abranger ainda mais famílias.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!