Quarta-feira, Julho 24, 2024
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Babel promove encontro entre artistas de cinco países até outubro

Data:

Partilhar artigo:

A Babel vai promover, até ao próximo mês de outubro, a residência artística “ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions” entre Alcobaça e as Caldas da Rainha, com a ambição de explorar o papel do barro e da cerâmica na renovação urbana, na arte e no design, com foco na sustentabilidade ambiental e na preservação cultural.

A iniciativa, que envolve seis artistas oriundos de países como Espanha, Croácia, Arménia, República-Checa e Ucrânia, tem como objetivo “a renovação de práticas antigas de cerâmica através de uma abordagem multidisciplinar”.

“O projeto visa investigar e desenvolver uma nova pasta de cerâmica a partir de restos e peças inutilizadas. Esta inovação será aplicada à arte e à criação de utensílios e à criação de um mural a ser instalado no jardim da central-periférica, bem como uma exposição final”, avança a organização cultural, através de um comunicado.

Região de Cister - Assine já!

Entre as iniciativas estão previstas visitas, workshops, sessões de estúdio e eventos de experimentação e colaboração que irão reunir artistas locais e artistas residentes e envolver a comunidade.

Ao longo de quatro meses, os artistas participantes vão contar com a mentoria de uma equipa multidisciplinar composta por Margarida Saraiva, curadora do projeto, o arquitecto Tiago Quadros, o designer Wilson Esperança, a ceramista Conceição Cabral e as artistas Inês Ferreira-Norman e Ana Battaglia de Abreu.

“ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions” arrancou no dia 17 de junho e o primeiro encontro dos artistas residentes com a comunidade aconteceu no passado domingo, na central-periférica, com o dia aberto “Let’s Get Together” que promoveu um encontro entre artistas e instituições culturais de Alcobaça e da região Centro, proporcionando a partilha de práticas artísticas e a exploração de formas de colaboração inovadoras.

Os escultores Mário Lopes, José Aurélio e Thierry Ferreira e os galeristas Cheila Peças e Gabriel e Gilberto Colaço foram alguns dos participantes, assim como os autores de cerâmica contemporânea Stela Ivanova e Jean Ferrari.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Município da Nazaré vence projeto nacional “O mar começa aqui”

O Município da Nazaré venceu o 1.º lugar nacional no projeto educativo "O mar começa aqui", promovido pela...

Hóquei: Turquelense José Filipe sagra-se campeão da Europa de sub-17

José Filipe (HC Turquel) sagrou-se, há instantes, campeão da Europa de sub-17 depois de Portugal golear a Espanha...

Teresa Coelho avança com candidatura à Federação Distrital de Leiria do PS

A nazarena Teresa Coelho é candidata a presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista (PS) nas...

HC Turquel guarda o “9” por cinco anos em homenagem ao capitão

As chaves estão entregues e a camisola número 9 não será utilizada por nenhum jogador do HC Turquel...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!