Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024

Seis explorações e um criador do concelho de Alcobaça distinguidos na VII Gala Porco D’Ouro

Data:

Partilhar artigo:

Foram premiadas seis explorações e um criador do concelho de Alcobaça na VII Gala do Porco D’Ouro, que se relizou na passada sexta-feira no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, depois de ter sido adiada devido ao mau tempo.

Na categoria “1º Escalão” (de 10 a 350 porcas) foram premiadas três explorações do concelho de Alcobaça com o ouro, duas geriadas pela empresa Porval (sediada em Paio) e a restante pela Fernando Vicente (localizada em Évora de Alcobaça). Houve ainda uma exploração do concelho, da empresa Quinta da Atela, que mereceu prata, no “2º Escalão” (de 351 a 600 porcas).

Destaque ainda para duas explorações, uma da empresa Tapada das Folhas e outra da Teresa e Santos, que venceram o prémio Bem-Estar Animal na categoria de “produção de leitões” e de “engordas”, respetivamente. O Prémio CEVA Raças Autóctones, na categoria de “Malhado de Alcobaça”, foi entregue ao criador Manuel Leal, de Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!

O evento organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura contou com cerca de 600 convidados, incluindo o secretário de estado da Agricultura, João Moura, o presidente da FPAS, David Neves e o presidente da Câmara de Alcobaça, que realçou a “grande tradição e a sua importância para a economia de Alcobaça”. Na última década, “a Câmara fez um esforço significativo para promover a legalização de várias explorações”, referiu o autarca, adiantando que há cerca de 250 pecuárias a laborar no concelho.

Hermínio Rodrigues aproveitou também para reforçar o compromisso do Município com a sustentabilidade, destacando a “apresentação de novas técnicas de gestão de bio resíduos e produção de biometanol”, numa sessão com produtores agrícolas, que se traduz em avanços significativos na redução da emissão dos gases de estufa.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Incêndio deflagrou em habitação em Vale de Maceira e deixou família desalojada

Um incêndio deflagrou numa habitação em Vale de Maceira, em Alfeizerão, na noite desta sexta-feira, deixando uma mulher...

Misericórdia de Aljubarrota procura “padrinhos” para pequenos gestos

A Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota está à procura de pessoas que possam apadrinhar as prendas de...

Disparam os pedidos de ajuda alimentar à Cáritas Paroquial de Alcobaça

A Cáritas Paroquial de Alcobaça tem apoiado cada vez mais pessoas carenciadas a encher o frigorífico. Desde o...

Região contribuiu com 18 toneladas de alimentos para Banco Alimentar

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós recolheram mais de 18 toneladas (18.656 quilos) de bens...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!